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Efeito Trump: ações da American Eagle disparam com apoio a campanha de Sydney Sweeney

Marca subiu mais de 23% após presidente dos EUA elogiar propaganda com atriz; polêmica envolve acusações de machismo e eugenia

Marina Verenicz

Outdoor da American Eagle estrelado por Sydney Sweeney - Foto: REUTERS/David 'Dee' Delgado
Outdoor da American Eagle estrelado por Sydney Sweeney - Foto: REUTERS/David 'Dee' Delgado

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As ações da American Eagle fecharam em alta de mais de 23% nesta segunda-feira (4), após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiar uma campanha publicitária da marca estrelada pela atriz Sydney Sweeney.

A disparada ocorre em meio à polêmica envolvendo o conteúdo da peça e à revelação de que a atriz está registrada no Partido Republicano.

A valorização acontece apesar dos resultados fracos da empresa no primeiro trimestre de 2025, quando a American Eagle reportou prejuízo de US$ 85 milhões e queda de 3% nas vendas. No acumulado do ano, os papéis ainda recuam 21%, segundo a NBC News.

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Virada “anti-woke”

Ao ser informado sobre a filiação partidária da atriz, Trump reagiu com entusiasmo:

“Agora eu adoro o comercial dela. É mesmo? É a Sydney Sweeney? É. Você ficaria surpreso com quantas pessoas são republicanas. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial dela fantástico.”

Na plataforma Truth Social, o presidente americano foi além e associou o caso a uma mudança cultural mais ampla: “A maré virou de verdade — ser woke é para perdedores, ser republicano é o que você quer ser.”

A declaração reforça a estratégia do republicano de vincular o discurso conservador ao consumo e à identidade cultural, resgatando o tom de combate ao “politicamente correto” que marcou sua primeira passagem pela Casa Branca.

A campanha e as críticas

A peça publicitária estrelada por Sydney Sweeney traz a atriz em poses sensuais com a frase “Sydney Sweeney has great jeans” — trocadilho com “genes”, devido à semelhança sonora no inglês. Críticos acusaram a campanha de promover objetificação feminina e valores eugenistas.

No vídeo, Sweeney afirma: “Os genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus genes são azuis.”

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A marca negou qualquer conotação além da moda e publicou uma defesa nas redes sociais: “’Sydney Sweeney has great jeans’ é e sempre será sobre jeans. O jeans dela. A história dela.”

A campanha também virou meme. Donald Trump Jr., filho do presidente, publicou em seu Instagram uma montagem com o rosto do pai no lugar de Sweeney, escrevendo:

“Esse Hanse… hum, o Donald está tão gostoso agora!!!”