Efeito Taylor Swift: como anúncio do noivado da cantora movimentou o mercado de ações

Anúncio da cantora movimentou o mercado de ações nos Estados Unidos entre terça (26) e quarta (27)

Victória Anhesini

Anel de noivado é cravejado de diamantes (Foto: Reprodução/Instagram)
Anel de noivado é cravejado de diamantes (Foto: Reprodução/Instagram)

Publicidade

A cantora Taylor Swift anunciou seu noivado com o jogador da NFL, Travis Kelce, na última terça-feira (26). O efeito de sua forte influência no mundo corporativo e econômico nos Estados Unidos foi comprovado mais uma vez, por conseguir mexer com algumas ações e mercados de apostas nesta quarta-feira (27).

Uma das empresas que viu uma alta nas ações foi a Signet Jewelers, uma das poucas joalherias listadas em grandes bolsas de valores, que subiu mais de 6%. Essa alta é somada ao crescimento de 3% na sessão anterior, que ocorreu logo depois da publicação no Instagram que anunciava o noivado, durante à tarde.

O anúncio ocorreu após fãs se dedicarem a identificar, pelas fotos, qual anel Taylor Swift havia escolhido. Especialistas em joias confirmaram que o diamante possui corte cushion.

Outra empresa foi a Ralph Lauren, que subiu 0,5% nesta quarta e 2% na sessão de terça-feira. Ao que parece, ambos estavam usando roupas da marca nas fotos. A analista Ashley Helgans, do Jefferies, disse em nota que há uma preferência aparente de Taylor Swift pela marca, o que é positivo para as ações.

“Para uma empresa que declara não estar apenas no ramo da moda, mas no ramo dos sonhos, vemos esse resultado como uma missão cumprida”, escreveu Helgans em nota a clientes.

A terceira companhia que teve movimentações relevantes foi a American Eagle, com alta de mais de 8% nesta quarta, depois de anunciar uma colaboração com a Tru Kolors, marca esportiva do noivo de Taylor Swift, em que o jogador lidera a campanha ligada à coleção.

Continua depois da publicidade

Outras marcas também aproveitaram o prestígio cultural do noivado entre Swift e Kelce. Domino’s Pizza e GrubHub enviaram notificações em seus aplicativos, cada uma fazendo referência a músicas da cantora e usando o emoji de anel. A fabricante de refrigerantes Poppi publicou no Instagram uma imagem inspirada na legenda escolhida pelo casal em sua postagem.

O mercado de apostas e previsão reagiu rapidamente: na plataforma Kalshi, a probabilidade de que Swift e Kelce estivessem casados até o fim de 2025 disparou logo após o anúncio de terça-feira.

Além do impacto cultural, Taylor Swift continua a ser vista como um motor econômico desde a pandemia. O aumento do consumo gerado por sua turnê mundial Eras chamou atenção de Wall Street e até do Federal Reserve.

(com informações da CNBC)