Concessões de rodovias

Ecorodovias (ECOR3) dobra lucro líquido no 3º trimestre

Desempenho veio acima do aguardado pela Refinitiv, que era de um lucro líquido reportado de R$ 101,08 milhões

Por  Equipe InfoMoney -

SÃO PAULO – A Ecorodovias (ECOR3) publicou nesta segunda-feira (25) o seu balanço do terceiro trimestre de 2021, apresentando lucro líquido de R$ 147,7 milhões, um aumento 100,7% em relação ao lucro de R$ 71,6 milhões no mesmo período de 2020.

Assim, o desempenho veio acima do aguardado pela Refinitiv, que era de um lucro líquido reportado de R$ 101,08 milhões.

O resultado fez acelerar também o acumulado do ano, com a empresa tendo R$ 359,1 milhões de lucro líquido, 73,7% a mais do que os R$ 206,8 milhões dos primeiros 9 meses de 2020.

Ebitda e receita da EcoRodovias

Da mesma forma, o Ebitda ajustado no 3º trimestre injetou 20,6% a mais em relação ao mesmo intervalo do ano passado: R$ 636,4 milhões contra R$ 527,7 milhões de um ano antes.

Nesta comparação, os números também vieram acimado projetado pela Refinitiv, que era de R$ 594,09 milhões.

O Ebitda ajustado acumulado nos 9 meses é de R$ 1,782 bilhão neste ano, contra R$ 1,488 bilhão, em 2020.

A Ecorovias salienta que o impulso se deu “devido ao início da cobrança de pedágio pela Ecovias do Cerrado, crescimento do tráfego de veículos em função da flexibilização das medidas de isolamento social no combate à Covid-19 e avanço da vacinação, reajustes das tarifas de pedágio, crescimento das operações do Ecoporto e desempenho das holdings”.

A receita líquida ajustada ficou em R$ 923 milhões, uma alta de 19,7% na comparação com os R$ 771,2 milhões do mesmo do ano passado.

É um aumento parecido com o apurado no acumulado dos 9 primeiros meses de 2021 contra os 9 primeiros de 2020: 19,6%, com receita líquida de R$ 2,615 bilhões contra R$ 2,186 bilhões.

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Análise

O Bradesco BBI comentou que a Ecorodovias teve um Ebitda acima do consenso de mercado.

O banco destacou o aumento de 4% no tráfego pedagiado em relação ao terceiro trimestre de 2019, o aumento da tarifa de pedágio compensando a pressão de custos e alavancagem financeira de 3,1 vezes.

De acordo com o banco, a alavancagem financeira da companhia pode atingir um pico de 3,8 vezes em 2022, impulsionada por maiores desembolsos de capex na ECO135, Ecovias do Araguaia e ECO050 e ECO101. No entanto, isso não deve impedir a Ecorodovias de licitar para o leilão da NovaDutra em 29 de outubro.

O banco diz  também que a ação está sendo negociada a uma atraente Taxa Interna de Retorno (TIR) real desalavancada de 8,8%. Além disso, empresa já viu um tráfego de 2 a 6% acima dos níveis de 2019 nos últimos três meses e o futuro oleoduto de leilões de rodovias com pedágio poderia desencadear uma reclassificação múltipla.

O Bradesco BBI mantém recomendação outperform para ações da Ecorodovias e preço-alvo de R$ 18,00, ou potencial de valorização de 106% em relação ao fechamento de segunda-feira.

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