Internacionalização

Economia está menos globalizada hoje do que em 2007, mostra pesquisa

Desde 2008, com a crise financeira global, empresas estão mais seletivas ao escolherem os países onde estão dispostas a investir

arrow_forwardMais sobre
Digital montage of dollar and percentage symbols

SÃO PAULO – A integração da economia mundial está abaixo do registrado em 2007, mostra a pesquisa DHL Global Connectedness Index. A Holanda figura a lista como a mais globalizada entre os 140 países analisados, e o pior índice ficou com o país africano Burundi. A pesquisa não levou em conta a Coreia do Norte.

O índice mede tanto quanto da economia está internacionalizada quanto com quantos países há a conexão financeira.

Com a recente queda, o índice que mede a quantidade de países que estão interconectados apresenta baixa de 4% em relação à 2005, diz reportagem do The Economist, apesar do índice que mede o quanto da economia está internacionalizada já superar em cerca de 10% os níveis de 2005. Mas mesmo assim este último dado ainda está abaixo daquele visto em 2007. 

Desde 2008, com a crise econômica nos EUA, e a consequente crise econômica que atinge a zona do euro, a internacionalização do comércio caiu. As empresas agora parecem mais seletivas ao escolherem os países em que estão dispostas a colocar seus investimentos, complementa a pesquisa.