Publicidade
SÃO PAULO – Motores ecologicamente corretos e que, de quebra, consumam menos combustível. Esse é um dos principais diferenciais trazidos pelos carros-conceito apresentados no Salão do Automóvel de Detroit, em Michigan, Estados Unidos.
O evento, iniciado no fim de semana passado, será realizado até o próximo domingo (27). Veja, na seqüência, alguns dos destaques.
Motor híbrido e fibra de carbono
Carro mais leve, para economizar combustível, ou com motor híbrido? Esses são alguns dos lançamentos anunciados pelas montadoras:
Análise de Ações com Warren Buffett
- A General Motors usa a versão 2009 do Corvette ZR1 para estudar a viabilidade de um veículo mais leve, com partes feitas em fibra de carbono. Executivos da empresa afirmam que o peso do material corresponde à metade do aço. E com peso menor, gasta-se menos combustível. A fibra de carbono ainda é mais cara do que materiais convencionais, mas deve ter seu preço reduzido assim que outras montadores passarem a utilizá-la. O lançamento desse modelo limitado deve ocorrer até o fim de 2008, com produção anual de 2,5 mil unidades. O processo de estudo ainda deve demorar dez anos, como forma de haver tempo suficiente para testar sua durabilidade.
- A Mercedes-Benz, por sua vez, aposta no Saab 9-4x BioPower. Conforme publicação no site oficial do evento, o motorista não deve deixar “o motor relativamente pequeno enganá-lo, porque o veículo possui o tamanho certo de tecnologias para fazer 300 cavalos”, com conceito ecologicamente correto: o sistema BioPower promete respeitar o meio ambiente.
- A GM, novamente, apresenta o Buick Riviera, um conceito cupê “asa de gaivota” desenvolvido em parceria com a chinesa Shanghai Automotive Industry Corporation. Segundo veiculou o Diário do Comércio, jornal oficial da Associação Comercial de São Paulo, o auto foi projetado para acomodar um novo sistema híbrido que será produzido a partir deste ano, com avanços tecnológicos e econômicos.
- Já a Volkswagen aproveita o Salão de Detroit para promover a estréia mundial do novo Volkswagen Passat CC, um cupê que se destaca por ter quatro portas e um interior esportivo, porém bastante espaçoso.