CONCORRENTES

eBay processa Amazon nos EUA por tentar roubar seus vendedores

Amazon teria violado os termos de uso do eBay ao entrar em contato com os vendedores da plataforma

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – O eBay processou a Amazon nos Estados Unidos sob a acusação de ter organizado um esquema ilegal para roubar seus vendedores em todo o mundo.

Segundo reportagem do jornal The Wall Street Journal desta quinta-feira (18), a Amazon teria usado o sistema de mensagens privadas do eBay para tentar levar os vendedores para sua plataforma de marketplace. No site, qualquer pessoa que criar uma conta, seja para vender ou comprar produtos, pode trocar mensagens com vendedores e outros usuários.

Ao menos 50 vendedores teriam criado contas na concorrente usando um IP da rede da Amazon para entrar em contato com outros vendedores, sem fazer nenhuma outra movimentação nas contas.

PUBLICIDADE

A reclamação do eBay contra a gigante afirma que os termos de uso de sua plataforma proíbe o uso do serviço de mensagens para conduzir ou promover negócios externos. “Por anos, e sem o conhecimento do eBay, a Amazon esteve envolvida em um coordenado esquema para infiltrar e explorar o sistema de mensagens próprio do eBay e sua plataforma para atrair os melhores vendedores do eBay para a Amazon”, escreveu no processo.

“Inclusive, um dos representantes da Amazon que participaram deste esquema descreveu a equipe em que trabalhava como uma ‘equipe de recrutamento que ativamente busca por vendedores que podem se dar bem na plataforma [da Amazon]’”, continuou.

Ambas as empresas têm estrutura de marketplace, quando os vendedores criam suas contas e vendem os produtos que desejam pelo seu próprio preço, ao invés de vender para a Amazon fazer a revenda.

Nos últimos anos, entretanto, a Amazon tem ganhado a preferência dos lojistas por causa de seu alcance e audiência, além de ter tecnologias que facilitam a entrega dos pedidos; hoje os vendedores de marketplace já respondem por mais de 50% das vendas do site. A receita liquida do eBay no último trimestre foi de US$ 2,6 bilhões, enquanto a da Amazon, de US$ 52,9 bilhões.

A Amazon não se pronunciou sobre o caso.

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.