Duas empresas podem deixar consórcio vencedor de Belo Monte

Queiroz Galvão, que detém 10% de participação, confirma interesse em deixar o grupo; J. Malucelli também pode sair

Publicidade

SÃO PAULO – Após o consórcio Norte Energia se sagrar o vencedor do leilão de concessão da hidrelétrica de Belo Monte, nesta terça-feira (20), rumores afirmam que duas empresas já revelaram seu desejo de deixar o grupo. A Queiroz Galvão, que detém 10% da participação, confirmou seu interesse em sair do consórcio.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, a Queiroz Galvão disse que a decisão não é irreversível e as empresas têm um prazo de até sete dias para acertarem uma possível volta ao grupo. Segundo o jornal, a J. Malucelli também deve deixar o consórcio vencedor. 

“(Elas) podem não ter ficado satisfeitas com a nossa proposição”, disse José Ailton de Lima, o presidente do consórcio, que ganhou a concessão oferecendo o menor preço por megawatt-hora, de R$ 77,97, deságio de 6,02% sobre o preço inicial, de R$ 83. 

Paralelamente, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) diz não trabalhar com essa possibilidade. A agência afirma que a formação do consórcio deve ser mantida até a data da outorga da concessão, prevista para o dia 23 de setembro. Caso as saídas sejam confirmadas, caberão penalizações. 

Interesse
Por fim, vale destacar que já demonstraram interesse em se associar à Norte Energia empresas como a CSN (CSNA3), Braskem (BRKM5) e Gerdau (GGBR4), que pretendem utilizar a produção da usina para consumo próprio, e a Eletronorte, outra subsidiária da Eletrobras (ELET3, ELET6), que entrará como operadora da usina.