Dr. Doom

Dr. Doom, Roubini diz que políticas de Trump “não fazem sentido” e levarão à queda do emprego

“O mercado está subindo, mas pense nas políticas econômicas dele… O senso de política dele não faz sentido”, afirmou o economista

Por  Lara Rizério

SÃO PAULO – O economista Nouriel Roubini é conhecido como o “Doutor Doom” por suas previsões pessimistas para o mercado e por ter previsto a crise econômica de 2008. E o seu pessimismo vem aumentando em meio à política econômica a ser adotada pelo presidente eleito dos EUA Donald Trump, que assumirá na próxima sexta-feira (18). 

Segundo afirmou Roubini em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial, para a CNBC, o portfólio de políticas de Trump não faz sentido e deve afetar negativamente a indústria e levar à perda de empregos.  “O mercado está subindo, mas pense nas políticas econômicas dele… O senso de política dele não faz sentido”, afirmou o economista ao portal. 

Roubini explicou que o estímulo fiscal proposto pela Trump e os impostos mais baixos levariam a taxas de juros de longo prazo a ficarem mais altas e também a um fortalecimento do dólar, o que, por sua vez, prejudicaria a produção.

De acordo com o economista, as políticas de trickle-down ( medidas mais benevolentes para os ricos mediante a percepção que levaria a melhora para as demais camadas de renda) não vão ajudar a classe trabalhadora branca. “Um dólar mais forte pode forçá-lo a se tornar mais protecionista e barrar ainda mais a globalização, o comércio e a migração”, acrescentou. 

Para Roubini, a alta do dólar baseado no modelo do Federal Reserve levará à perda de 400 mil postos de trabalho na indústria, acrescentando que todas as tentativas de Trump para colocar a moeda para baixo falharia, em última análise, devido aos fortes fundamentos para a alta da divisa americana.

Compartilhe