Nova York

Dow Jones sobe 11,4% e tem melhor pregão desde 1933 com Congresso dos EUA perto de aprovar pacote trilionário

Mercado americano festeja possibilidade de fim no imbróglio entre Democratas e Republicanos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As bolsas dos Estados Unidos dispararam nesta terça-feira (24) repercutindo a afirmação da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, de que há um otimismo real no Congresso sobre a proximidade do acordo entre Democratas e Republicanos para um pacote de US$ 2 trilhões para estimular a economia. O líder na maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell, disse que o drama de Washington pode acabar hoje.

Com essas notícias, o índice Dow Jones disparou 11,37% a 20.704 pontos, no seu melhor pregão desde 1933. Já o S&P 500 subiu 9,38% a 2.447 pontos. O Nasdaq teve ganhos de 8,12% a 7.417 pontos.

Pelosi afirmou que o pacote de estímulos se moveu suficientemente para o lado dos trabalhadores, gerando menos resistência entre os membros do Partido Democrata, que fazem oposição ao presidente Donald Trump.

Aprenda a investir na bolsa

À CNBC, Michael Novogratz, presidente da Galaxy Digital, disse que de uma perspectiva de mercado parece que estamos chegando ao fim do pânico. “Isso não necessariamente significa que os mercados vão subir, mas boa parte daquela volatilidade irracional está saindo do jogo”, ressalvou.

Fora o estímulo fiscal, os investidores também puderam contar com a ajuda do Federal Reserve para prover liquidez aos mercados.

Ontem, o banco central dos EUA anunciou uma série de medidas complementares, em nova tentativa de restabelecer a confiança dos investidores após cortar seus juros para quase zero nas últimas semanas, como parte de uma estratégia para mitigar os estragos causados pela pandemia do coronavírus. A principal iniciativa do Fed foi decidir comprar ativos em volumes ilimitados.

Aproveite as oportunidades para fazer seu dinheiro render mais: abra uma conta na Clear com taxa zero para corretagem de ações.