Dow Jones opera quase estável, enquanto petróleo avança com China e Ucrânia no radar

Já as bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta segunda-feira

Lara Rizério Agências de notícias

NYSE Bolsa Nova York Wall Street (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)
NYSE Bolsa Nova York Wall Street (Foto: REUTERS/Jeenah Moon)

Publicidade

Os índices futuros de Nova York operam com leves variações nesta segunda-feira (29). O índice ‍de referência das ações de Xangai ⁠se valorizou nesta segunda-feira, marcando sua mais longa ‍sequência de avanços em mais de um ano, impulsionado por um iuan mais forte e por novos ‌compromissos do governo para estimular o consumo interno.

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta segunda-feira, mas ações de defesa são destaque negativo, um dia após negociações de paz entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Confira os destaques:

Aproveite a alta da Bolsa!

Estados Unidos

Os futuros das ações nos EUA apresentaram pouca variação, após o S&P 500 atingir novos recordes, com os investidores prestes a encerrar um forte ano de 2025. Os futuros do S&P 500 subiram ligeiramente, assim como os do Dow Jones Industrial Average. Os futuros do Nasdaq-100 também negociaram praticamente estáveis.

Esses movimentos ocorrem depois que o S&P 500 atingiu uma alta intradiária de 6.945,77 na sexta-feira, antes de fechar o pregão logo abaixo deste patamar.

Continua depois da publicidade

O índice de referência já acumulou ganhos de 17,7% em 2025. O Dow Jones valorizou 14,5%, caminhando para seu melhor ano desde 2021. O Nasdaq Composite teve um desempenho ainda melhor no acumulado do ano, com alta de 22,2%.

Wall Street também está vivenciando o período de alta de fim de ano, uma época historicamente forte para o mercado de ações. Desde 1950, o índice S&P 500 tem apresentado um ganho médio superior a 1% entre os últimos cinco dias úteis do ano e os dois primeiros do ano seguinte, de acordo com o Stock Trader’s Almanac.

A agenda de dados econômicos está leve esta semana, mas os investidores terão mais uma indicação da postura do Federal Reserve para 2026. A ata da reunião de dezembro do banco central será divulgada na quarta-feira, às 14h (horário do leste dos EUA).

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.