Dow Jones Futuro sobe antes de inflação ao consumidor; veja o desempenho dos mercados

Expectativa é de alta de 0,3% em relação ao mês anterior e 2,9% na base anual

Felipe Moreira

Wall Street/Bolsas americanas (Foto: Bloomberg)
Wall Street/Bolsas americanas (Foto: Bloomberg)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta quarta-feira (12), enquanto investidores aguardam a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de fevereiro. A expectativa é de alta de 0,3% em relação ao mês anterior e 2,9% na base anual.

Os dados de inflação ao consumidor definirão os próximos passos da política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) em um momento em que crescem as preocupações do mercado com a inflação e a desaceleração do crescimento.

Estados Unidos

Além disso, entraram em vigor nesta quarta-feira as tarifas de 25% impostas pelo presidente Donald Trump sobre as exportações de aço e alumínio para os EUA.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, devido à incerteza sobre os planos tarifários do presidente dos EUA, Donald Trump, e aos temores de uma recessão na maior economia do mundo.

A Casa Branca confirmou que as tarifas de 25% sobre aço e alumínio entrariam em vigor no Canadá e em outros países a partir de quarta-feira, mas acrescentou que Trump não planeja mais aumentar as tarifas sobre as importações canadenses de aço e alumínio para 50%.

Continua depois da publicidade

Europa

Os mercados europeus operam em alta após o presidente Donald Trump buscar acalmar as preocupações sobre a economia dos EUA e a Ucrânia aceitar uma trégua de 30 dias com a Rússia.
Os EUA disseram que restaurariam a ajuda militar e o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia depois que Kiev disse que aceitaria uma proposta de cessar-fogo dos EUA, embora a Rússia ainda não tenha respondido.

Commodities

Os preços do petróleo avançam com dólar fraco, mas preocupações com o impacto das tarifas limitam ganhos.

As cotações do minério de ferro na China devolveram os ganhos iniciais e recuaram nesta quarta, pressionados pela retomada das discussões no mercado sobre o plano da China de cortar a produção de aço bruto para conter o excesso de oferta no setor.

Continua depois da publicidade

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)