Dow Jones Futuro sobe à espera do Fed e em meio a incerteza no Oriente Médio

Investidores monitoram os riscos de um eventual envolvimento direto dos Estados Unidos no conflito entre Israel e Irã

Felipe Moreira

Homem caminha na Wall St. do lado de fora da Bolsa de Nova York - 07/04/2025 (Foto: REUTERS/Brendan McDermid)
Homem caminha na Wall St. do lado de fora da Bolsa de Nova York - 07/04/2025 (Foto: REUTERS/Brendan McDermid)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em alta nesta quarta-feira (18), enquanto investidores acompanham a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) e monitoram os riscos de um eventual envolvimento direto dos Estados Unidos no conflito no Oriente Médio.

O clima nos mercados segue tenso após declarações do ex-presidente Donald Trump, que afirmou que “nossa paciência está se esgotando” e se reuniu com sua equipe de segurança nacional na véspera. A movimentação aumentou as especulações de que os EUA possam se juntar à ofensiva israelense. Segundo fontes da imprensa internacional, o Irã teria posicionado mísseis para possíveis ataques a bases americanas, caso o país entre diretamente no conflito.

Estados Unidos

Apesar da escalada geopolítica, a expectativa predominante é de que o Fed mantenha os juros inalterados. O foco do mercado estará nos comentários do presidente do banco central, Jerome Powell, e nas projeções atualizadas dos membros do FOMC, especialmente no chamado “gráfico de pontos”, que mostra a visão da autoridade sobre os rumos da taxa básica.

Aproveite a alta da Bolsa!

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, com o conflito Irã-Israel afetando o sentimento dos investidores.

As exportações do Japão caíram 1,7% em maio na comparação anual, resultado melhor do que a queda de 3,8% esperada. O dado reforça a avaliação do Banco do Japão de que o crescimento do país deve se moderar diante do enfraquecimento do comércio exterior e da pressão sobre os lucros corporativos.

Continua depois da publicidade

Europa

Os mercados europeus operam em alta, com investidores aguardando a decisão de juros do Fed e notícias sobre o conflito Israel-Irã.

O banco central da Suécia cortou sua taxa básica de juros em 25 pontos-base na quarta-feira, para 2%, em meio ao enfraquecimento da inflação, mas apontou riscos geopolíticos à frente. Os investidores do Reino Unido também acompanharão de perto os dados de inflação do Reino Unido em maio, com economistas prevendo que o índice de preços ao consumidor tenha subido 3,4% no ano até maio.

Commodities

Os preços do petróleo recuam, após encerrar a sessão anterior com alta de mais de 4% devido a preocupações de que o conflito Irã-Israel pudesse interromper o fornecimento.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em queda pela quinta sessão consecutiva, pressionadas pelo enfraquecimento da demanda pela commodity.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)