Mercados

ETF brasileiro EWZ sobe quase 5% e Bolsas mundiais têm alta em meio a otimismo com evolução do coronavírus

A China não registrou ontem nenhuma morte provocada pelo coronavírus, pela primeira vez desde janeiro

mercado bolsa índices alta ações gráfico
(Getty)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As Bolsas da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira, com o forte impulso dado ontem por Wall Street e os mercados europeus, mas também com algumas boas notícias locais. A China não registrou ontem nenhuma morte provocada pelo coronavírus, pela primeira vez desde janeiro, informa a CNBC.

No Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe declarou estado de emergência em Tóquio e em 6 áreas metropolitanas do país para combater o coronavírus. Abe anunciou um pacote de US$ 999 bilhões – ou 108 trilhões de ienes – para reativar a economia.

As Bolsa de Tóquio, Xangai e Hong Kong encerraram o dia com alta de cerca de 2%.

Aprenda a investir na bolsa

Depois de oscilar bastante durante a madrugada, os índices futuros de Nova York passaram a subir nesta manhã. Por volta das 7h30, o futuro do Dow Jones tinha valorização de 3,3%, enquanto o do S&P 500 subia 2,9% e o do Nasdaq, 2,6%.

O ETF brasileiro EWZ subia 4,7% no pré-market de Nova York.

Na Europa, as Bolsas de valores abriram em alta firme. O índice Dax, da Alemanha, subia 3,6% e o FTSE, do Reino Unido, valorizava 2,5%. (acompanhe a cobertura dos mercados em tempo real no Telegram do InfoMoney)

Apesar de o primeiro-ministro britânico Boris Johnson estar hospitalizado com coronavírus na UTI de um hospital londrino, o sentimento é que a Covid-19 entrou agora numa curva declinante. Alguns países como a Itália já projetam voltar à reabertura gradual do comércio e de outras atividades, a chamada “Fase 2” da quarentena. Na Itália a “Fase 2” deve começar em 4 de maio, informa o jornal Corriere della Sera.

A Áustria será o primeiro país europeu a reabrir o comércio em 14 de abril, também segundo o jornal italiano. O chanceler Sebastian Kurz afirmou que apenas o pequeno varejo voltará a funcionar e os clientes terão a obrigação de usar máscaras para entrar nas lojas. Kurz alertou que não existe data para a reabertura do turismo, hotéis e outros serviços. A Áustria tem pouco mais de 12 mil casos da Covid-19.

Na manhã de hoje, existem 1,35 milhão de pessoas infectadas com o coronavírus ao redor do mundo. O número de mortes é de 74.476, segundo a Universidade Johns Hopkins. Os EUA têm mais de 368 mil casos; Espanha, 136 mil; Itália, 132 mil; Alemanha, 102 mil; e a França, com 98,9 mil casos, deve ultrapassar hoje a marca dos 100 mil. O Brasil, segundo a Johns Hopkins, tem 12.232 casos e já registrou 566 mortes.

PUBLICIDADE

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!