Dow Jones Futuro recua em meio a temores com setor bancário dos EUA

As ações de grandes instituições financeiras e bancos regionais caíram após Zions e Western Alliance reportarem aumento nos empréstimos inadimplentes

Felipe Moreira

Michael Nagle/Bloomberg
Michael Nagle/Bloomberg

Publicidade

Os índices futuros de Nova York operam em baixa nesta sexta-feira (17), ampliando as perdas da véspera, com temores sobre a saúde do crédito nos bancos regionais dos EUA.

As ações de grandes instituições financeiras e bancos regionais caíram após Zions e Western Alliance reportarem aumento nos empréstimos inadimplentes, levantando temores sobre práticas de crédito mais frouxas e o risco de que outros bancos enfrentem problemas semelhantes.

O SPDR S&P Regional Banking ETF (KRE) — que já acumula quatro semanas consecutivas de queda — chegou a recuar mais de 6% na sessão. A pressão sobre o setor bancário foi intensificada pelas recentes falências de duas empresas ligadas à indústria automobilística, ampliando a percepção de risco entre investidores.

Continua depois da publicidade

Estados Unidos

Enquanto isso, persistem as preocupações com o comércio global e as políticas tarifárias, somadas às elevadas avaliações de mercado em meio ao boom da inteligência artificial e aos impactos da paralisação do governo dos Estados Unidos.

A paralisação, que já entra em sua terceira semana, levou à suspensão indefinida da divulgação de indicadores econômicos importantes por parte de agências federais, ampliando a incerteza entre investidores e analistas.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam em baixa, com exceção do Kospi, da Coreia do Sul, que atingiu um recorde pelo terceiro dia consecutivo nesta sexta, enquanto as negociações comerciais continuavam com os EUA.

Europa

Os mercados europeus operam em baixa, com temores sobre o setor bancário pesando na região.

As ações de defesa também recuam, após o anúncio de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reunirão na Hungria para discutir a guerra em andamento na Ucrânia. O índice Stoxx Europe Total Market Aerospace and Defense registra queda superior a 3%, refletindo a cautela dos investidores diante das incertezas geopolíticas.

Continua depois da publicidade

Commodities

Os preços do petróleo operam em baixa, caminhando para encerrar a semana no vermelho, com incerteza sobre o fornecimento global de energia depois que Trump e Putin concordaram em se reunir na Hungria para discutir o fim da guerra na Ucrânia.

As cotações do minério de ferro na China recuam com temores em torno da demanda devido às tensões comerciais entre EUA e China coincidindo com as perspectivas de aumento da oferta da commodity para o restante do ano.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)

Tópicos relacionados