Dow Jones Futuro recua com temores de recessão nos EUA

Aumento das tarifas sobre parceiros, a alta na taxa de desemprego e os cortes na força de trabalho federal ampliam os temores de desaceleração

Felipe Moreira

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta segunda-feira (10), uma vez que as preocupações com a saúde da maior economia do mundo pesaram sobre o apetite dos investidores por risco.

O aumento das tarifas sobre parceiros comerciais estratégicos, a alta na taxa de desemprego e os cortes na força de trabalho federal ampliam os temores de desaceleração econômica. No mercado de títulos, traders sinalizam um risco crescente de estagnação, enquanto o presidente Donald Trump descreve o momento como “um período de transição”.

Estados Unidos

No campo dos dados, a pesquisa do Fed de Nova York sobre expectativas do consumidor será divulgada na segunda-feira, enquanto a leitura do sentimento do consumidor da Universidade de Michigan sairá na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Já no cenário inflacionário, o índice de preços ao consumidor de fevereiro será publicado na quarta-feira, seguido pelo índice de preços ao produtor na quinta-feira.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam sem direção única, com investidores de olho nos fabricantes de aço antes das tarifas de 25% dos EUA sobre as importações de aço e alumínio, que entrarão em vigor nesta quarta-feira.

Continua depois da publicidade

No fim de semana, a inflação ao consumidor na China entrou em território negativo pela primeira vez em 13 meses, impactada por distorções sazonais e pressões deflacionárias. O índice de preços ao consumidor recuou 0,7% em fevereiro na comparação anual, após um avanço de 0,5% no mês anterior.

Além disso, no sábado, Pequim anunciou tarifas retaliatórias sobre produtos agrícolas do Canadá, em resposta às taxas de importação impostas por Ottawa no ano passado sobre veículos elétricos, aço e alumínio chineses.

Europa

Os mercados europeus operam majoritariamente em alta, com a Alemanha se afastando da austeridade fiscal e a região aumentando as defesas militares.

Continua depois da publicidade

Commodities

Os preços do petróleo operam perto da estabilidade, com preocupações sobre o impacto das tarifas de importação dos EUA no crescimento econômico global e na demanda por combustível, bem como o aumento da produção dos produtores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+), esfriaram o apetite dos investidores por ativos mais arriscados.

As cotações do minério de ferro na China caem cai devido a preocupações com perspectiva de demanda.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)