Dow Jones Futuro recua após sinais conflitantes sobre a guerra comercial EUA-China

Scott Bessent afirmou que não houve qualquer proposta unilateral para aliviar a guerra comercial

Felipe Moreira

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta quinta-feira (24), devolvendo parte dos ganhos da véspera, à medida que os investidores reagem às declarações contraditórias do presidente Trump sobre comércio e política monetária. O movimento reflete a crescente inquietação do mercado diante da enxurrada de sinais divergentes vindos da Casa Branca.

As ações chegaram a subir na quarta-feira após o Wall Street Journal informar que o governo Trump considerava reduzir tarifas sobre a China. No entanto, os ganhos perderam força após o secretário do Tesouro, Scott Bessent, negar a informação, afirmando que não houve qualquer proposta unilateral para aliviar a guerra comercial.

Pequim também disse nesta quinta que não há discussões em andamento com os EUA sobre tarifas, apesar das indicações da Casa Branca esta semana de que haveria algum alívio nas tensões.

Aproveite a alta da Bolsa!

Estados Unidos

Os investidores aguardam a divulgação dos balanços trimestrais de Alphabet, Intel e PepsiCo. No campo econômico, os dados sobre pedidos de bens duráveis e os pedidos semanais de auxílio-desemprego estão previstos para a manhã.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com desempenho misto nesta quinta-feira, acompanhando os ganhos de Wall Street. O otimismo dos investidores foi impulsionado por sinais de um possível avanço nas negociações comerciais entre EUA e China.

Continua depois da publicidade

Europa

Os mercados europeus operam em baixa, com a recuperação do mercado estagnada. Os investidores acompanham a divulgação dos resultados trimestrais de Unilever, Banco Sabadell, Sanofi, Eni, BNP Paribas e Dassault Systèmes, avaliando os destaques e surpresas dos balanços.

Commodities

Os preços do petróleo sobem, após caírem quase 2% na sessão anterior, com os investidores avaliando um possível aumento na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (OPEP+) em relação aos sinais tarifários conflitantes da Casa Branca e às negociações nucleares em andamento entre os EUA e o Irã.

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho, interrompendo uma recuperação de três dias com perspectiva de oferta mais forte.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)