Dow Jones Futuro recua à espera de dados de varejo e Powell

Investidores também estarão atentos aos dados de produção industrial

Felipe Moreira

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em baixa nesta quarta-feira (16), com investidores aguardando a divulgação do relatório de vendas no varejo e em um discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, no final do dia.

Economistas ouvidos pela Reuters projetam alta de 1,2% em março, em um cenário marcado pela preocupação dos consumidores com a inflação e a economia. Os investidores também estarão atentos aos dados de produção industrial.

Na temporada de balanços, estão previstos os resultados trimestrais de Travelers, US Bancorp, Abbott Laboratories, ASML e Citizens Financial.

Estados Unidos

Na véspera, as ações da Nvidia recuaram mais de 6% após a empresa anunciar uma provisão trimestral de US$ 5,5 bilhões ligada à exportação de suas GPUs H20 para a China e outros mercados.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com baixa em sua maioria, enquanto as preocupações com tarifas continuaram a pesar no sentimento dos investidores.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, o índice de Shanghai, da China, fechou em alta, após a economia chinesa ter crescido 5,4%, acima do esperado, no primeiro trimestre, mesmo com as ameaças tarifárias dos EUA levando os principais bancos de investimento a reduzir a perspectiva de crescimento anual do país. Economistas da Reuters esperavam uma expansão de 5,1% na comparação anual.

A China ordenou a suspensão das entregas de jatos Boeing por parte de suas companhias aéreas, em meio à escalada da guerra tarifária com os EUA, segundo a Bloomberg.

Europa

Mercados europeus recuam em meio à persistente incerteza sobre as tarifas comerciais dos EUA, que continua a pressionar o sentimento dos investidores. A ação da ASML recua 5,5% após frustrar expectativas de reservas líquidas e sinalizar incertezas sobre o comércio com os EUA.

Continua depois da publicidade

Os dados de inflação do Reino Unido para março chegaram a 2,6%, de acordo com números publicados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais na quarta-feira, abaixo da previsão de 2,7% em uma pesquisa da Reuters.

Commodities

Os preços do petróleo operam no vermelho, já que as mudanças nas políticas comerciais dos EUA alimentaram a incerteza enquanto os mercados avaliavam o impacto potencial da guerra comercial entre EUA e China no crescimento econômico e na demanda por energia.

As cotações do minério de ferro na China caíram com dados otimistas da China levantando dúvidas sobre perspectivas de mais estímulo.

Continua depois da publicidade

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)