Dow Jones Futuro desaba com temores de guerra comercial após tarifas de Trump

China enfrentará uma taxa de 34%, enquanto a União Europeia terá uma tarifa de 20% e o Vietnã verá um imposto de 46%.

Felipe Moreira

Bolsa em queda (Crédito: Shutterstock)
Bolsa em queda (Crédito: Shutterstock)

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam com forte desvalorização nesta quinta-feira (3), após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar, na véspera, tarifas comerciais mais pesadas do que o esperado, aumentando os riscos de uma guerra comercial global que atingiria a já abalada economia dos EUA.

As novas tarifas variam conforme o país, chegando a até 49% no caso do Camboja. Após o anúncio, a Casa Branca esclareceu que os percentuais apresentados por Trump incluem tanto as tarifas recíprocas quanto a taxa base de 10%. Dessa forma, países que já haviam sido alvo de sobretaxas anteriormente, como Canadá e China, enfrentarão um aumento adicional.

Estados Unidos

Dados comerciais dos EUA, índice ISM de serviços e pedidos semanais de auxílio-desemprego estão previstos para esta quinta, assim como os discursos do vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, e da governadora Lisa Cook.

Continua depois da publicidade

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam no vermelho, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs pesadas tarifas recíprocas a mais de 180 países e territórios — vários dos quais estão na região.

A China foi impactada por uma nova tarifa de 34%, que se somará à taxa existente de 20% sobre as importações chinesas pelos EUA, elevando a tarifa efetiva total para 54%.

Enquanto isso, produtos da Índia, Coreia do Sul e Austrália enfrentam tarifas de 26%, 25% e 10%, respectivamente.

Europa

Os mercados europeus recuam enquanto tarifas de Trump ameaçam crescimento econômico da região. A taxação de 20% para União Europeia marca uma escalada dramática na guerra comercial global de Trump e, no que diz respeito à Europa, ameaça acabar com grande parte da expansão da zona do euro que o Banco Central Europeu prevê para este ano e o próximo.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reagiu aos anúncios de tarifas afirmando que a União Europeia está preparando novas contramedidas contra os EUA caso as negociações fracassem.

Continua depois da publicidade

Commodities

Os preços do petróleo caem quase 3% nesta quinta depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas recíprocas sobre parceiros comerciais, alimentando preocupações de que uma guerra comercial global pode reduzir a demanda por petróleo bruto.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa, com tarifas dos EUA, mas demanda resiliente por aço limita perdas.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)

Tópicos relacionados