Dow Jones Futuro cai com redução das esperanças de cessar-fogo entre Israel e Irã

O movimento ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, pedir a evacuação de Teerã

Felipe Moreira

Uma televisão transmite notícias sobre tarifas no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em Nova York, EUA, em 7 de abril.
Fotógrafo: Michael Nagle/Bloomberg
Uma televisão transmite notícias sobre tarifas no pregão da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), em Nova York, EUA, em 7 de abril. Fotógrafo: Michael Nagle/Bloomberg

Publicidade

Os índices futuros dos EUA operam em baixa, enquanto o petróleo avança nesta terça-feira (17), véspera da decisão de juros do Federal Reserve (Fed). O movimento ocorre após o presidente Donald Trump pedir a evacuação de Teerã, em declarações que contrastam com o otimismo anterior de que as tensões entre Israel e Irã não evoluiriam para um conflito de maiores proporções.

Os mercados seguem atentos às chances de uma trégua entre Israel e Irã, mas o apelo de Trump pela evacuação de Teerã e a promessa de Israel de manter os ataques reduziram as expectativas de uma resolução rápida para o conflito.

Estados Unidos

Na frente de dados, às 9h30 serão divulgados os preços de importados de maio, com previsão de queda de 0,2%, e as vendas no varejo no mesmo mês, que devem recuar 0,7%. Às 10h15, será conhecida a produção industrial de maio, com expectativa de leve alta de 0,1%. Já às 11h, saem os estoques empresariais de abril, que devem permanecer estáveis.

Aproveite a alta da Bolsa!

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam de forma mista, enquanto os investidores avaliavam o conflito entre Israel e o Irã depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu a “todos” que evacuassem Teerã imediatamente. O presidente posteriormente deixou a cúpula do G7 no dia anterior devido à crise no Oriente Médio.

O índice Nikkei, do Japão, avançou 0,59%, fechando o dia em 38.536,74, após o Banco do Japão, como esperado, ter mantido as taxas de juros em 0,5%. O banco central japonês também anunciou que reduzirá o ritmo de compras de títulos públicos a partir de abril.

Continua depois da publicidade

Europa

Os mercados europeus operam em baixa nesta terça-feira, pressionados pelo agravamento do conflito no Oriente Médio, que afeta o sentimento dos investidores.

O anúncio, na noite de segunda-feira, de que Reino Unido e Estados Unidos assinaram um acordo comercial previamente divulgado — acompanhado de elogios entusiasmados do presidente dos EUA, Donald Trump, ao primeiro-ministro britânico Keir Starmer — teve pouco impacto sobre o sentimento do mercado na manhã de terça-feira.

Commodities

Os preços do petróleo sobem forte, à medida que a tensão entre Irã e Israel se intensifica e o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu a “todos” que evacuassem Teerã, aumentando a perspectiva de aprofundamento da agitação na região e interrupção do fornecimento de petróleo.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em leve queda, enquanto traders avaliavam dados macroeconômicos chineses mistos.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)