Dow Jones Futuro avança com possível acordo comercial entre EUA e Reino Unido

Trump afirmou que um acordo comercial foi fechado com um importante parceiro

Felipe Moreira

Foto: Reuters
Foto: Reuters

Publicidade

Os índices futuros das ações dos EUA sobem nesta quinta-feira (8), após o presidente Donald Trump afirmar no Truth Social que um acordo comercial foi fechado com um importante parceiro.

Os detalhes do anúncio serão divulgados em uma coletiva marcada para a manhã de hoje, e fontes ouvidas pelo New York Times indicam que o Reino Unido deve ser o país signatário do acordo.

Estados Unidos

Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed) manteve sua taxa básica de juros entre 4,25% e 4,5%, uma medida amplamente esperada, mas disse que os riscos de aumento da inflação e do desemprego cresceram, obscurecendo ainda mais as perspectivas econômicas, à medida que o banco central dos Estados Unidos enfrenta o impacto das políticas tarifárias do governo Trump.

Aproveite a alta da Bolsa!

Dito isso, o presidente do Fed, Jerome Powell, descartou a ideia de um corte de juros “preventivo” para se antecipar a quaisquer impactos potenciais das tarifas do presidente Donald Trump, visto que a inflação ainda está “acima da meta”.

Os investidores agora aguardam novos dados econômicos que serão divulgados na quinta-feira. Os pedidos semanais de auxílio-desemprego saem às 9h30 (horário de Brasília), enquanto a Pesquisa de Expectativas do Consumidor do Fed de Nova York está prevista para mais tarde.

Veja o desempenho dos mercados futuros:

Continua depois da publicidade

Ásia-Pacífico

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, depois que o Fed manteve as taxas de juros inalteradas .

Os investidores também aguardam ansiosamente por atualizações sobre as próximas negociações comerciais entre EUA e China. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e seu colega chinês devem se reunir na Suíça esta semana para tratar de questões comerciais e econômicas.

Europa

Os mercados europeus operam em alta, enquanto os investidores assimilam uma enxurrada de lucros e antecipam decisões de taxas de bancos centrais regionais e um possível acordo comercial entre o Reino Unido e os EUA.

O Reino Unido estaria prestes a assinar um acordo comercial com os Estados Unidos, tornando-se o primeiro país a fazê-lo desde que a maior economia do mundo impôs duras tarifas ‘recíprocas’ contra aliados e adversários em abril.

Anúncios de política monetária também estão previstos para esta quinta por parte do Riksbank, do Norges Bank e do Banco da Inglaterra — este último deve promover um corte nas taxas de juros.

Commodities

Os preços do petróleo avançam com esperanças de negociações comerciais entre EUA e China.

Continua depois da publicidade

As cotações do minério de ferro na China fecharam no vermelho com expectativas de corte na produção de aço na segunda maior economia do mundo.

Bitcoin

(Com Reuters e Bloomberg)