Dow Jones fecha em alta e setor de tecnologia segue em baixa nos EUA

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

O setor de tecnologia dos EUA, encerrou esta terça-feira com forte queda influenciado, principalmente, por anúncios de redução nos lucros de algumas empresas. Porém, apesar das pressões deste setor, o índice Dow Jones reverteu a tendência de queda e após forte oscilação fechou o pregão com leve alta.

A redução na perspectiva de lucros de duas gigantes do setor tecnológico, a fabricante de PC’s Sun Microsystems e a EMC, anunciada hoje pelo banco de investimentos Goldman Sachs, foi a grande causa para o desempenho negativo do setor de empresas de tecnologia. O mercado está apreensivo diante da proximidade do período de resultados do segundo trimestre, que se inicia dentro de duas semanas.

No entanto, apesar das más notícias do setor tecnológico, a divulgação pelo Conference Board, do Índice de Confiança do Consumidor representou uma certa renovação do otimismo em relação à recuperação da economia dos EUA. O indicador referente ao mês de maio atingiu 115,5, maior que o indicador do mês anterior e bem acima da expectativa dos investidores, que aguardavam algo em torno de 111.

O índice Dow Jones Industrial, que mede o desempenho das 30 blue chips norte-americanas, registrou leve alta de 0,31% cotado a 11.039,14 pontos. Entre as maiores valorizações estão as ações da International Paper (+2,79%), da farmacêutica Merck (+2,47%), Philip Morris (+2,20%), Caterpillar (+2,11%), SBC Communications (+1,96%) e GM (+1,92%). Por sua vez, as maiores quedas ficaram com Intel (-4,30%), a operadora de cartão de crédito American Express (-2,15%), Honeywell (-1,31%), Microsoft (-0,80%) e General Eletric (-0,56%).

O índice Nasdaq Composite, que engloba as empresas de tecnologia, registrou desvalorização de 3,35% cotado a 2.176,54 pontos. Refletindo os efeitos do corte em suas expectativas de lucro, pelo banco de investimento Goldman Sachs, as ações da Sun Microsystems (-8,79%) e da EMC (-8,38%) registraram baixas significativas, puxando outras grandes como Cisco Systems (-7,21%), Dell Computer (-5,00%), e Oracle (-5,45%). Já as empresas cujas ações encerraram o pregão em alta destaca-se Amgen (+2,17%), Amazon (+0,76%), Northwest Airlines (+0,76%), Sigma-Aldrich (+0,57%) e WorlCom (+0,55%).

O índice S&P 500, que acompanha as 500 maiores empresas dos EUA, também encerrou em queda de 0,78% sendo cotado a 1.267,93 pontos. As maiores desvalorizações ficavam com as ações da Fairchild Semiconductors (-8,55%) após o fabricante de chips anunciar que o resultado das vendas sobre o primeiro trimestre deste ano ficará abaixo do nível previsto em abril. Já as maiores altas ficavam com a industria farmacêutica Ivax (+3,31%), Gulf Canadá Resources (+1,99%) e Scios (+1,60%).

Tópicos relacionados