Dow Jones e S&P 500 voltam a subir, enquanto índice Nasdaq recua nos EUA

Clima instável nos mercados contribuiu para disparidade; Alcoa é destaque, em meio à espera pela apresentação dos resultados

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários norte-americanos responderam com instabilidade aos sinais emitidos ao longo do dia, chegando ao fechamento desta segunda-feira (11) com sinais díspares. Enquanto o Dow Jones e o S&P 500 mantiveram a trajetória da sessão anterior e fecharam em alta, o Nasdaq encerrou o dia no vermelho.

O primeiro pregão desta semana também marca a abertura da temporada de resultados corporativos no país, que terá início com o balanço trimestral da Alcoa. Com expectativas positivas diante dos números a serem divulgados pela siderúrgica norte-americana, suas ações encerraram o dia com alta de 2,53%, sendo um dos principais destaques do Dow Jones.

Na outra ponta do índice, os papéis do grupo Walt Disney (-1,63%) figuraram entre as maiores perdas do Dow, após a Janney Montgomery Scott LLC rebaixar a recomendação de seus ativos, de compra para neutra, considerando que os múltiplos da companhia encontram-se elevados.

Análise de Ações com Warren Buffett

Destaques positivos…
Beneficiada pelo rali das commodities metálicas, as ações da Caterpillar, fabricante de materiais de construção, dispararam 6,28% no Dow Jones. Os papéis da Barrick Gold (+0,51%) também fecharam o dia no azul, acompanhando as cotações da onça do ouro.

Recomendações e ratings também repercutiram positivamente nesta sessão. Os papéis da Chevron encerraram com alta de 1,64%, após o Citigroup selecionar a companhia como sua top pick do setor nos EUA e elevar suas perspectivas para o preço do petróleo.

Após a agência de classificação de risco Fitch elevar o rating da montadora Ford de ‘CCC’ para ‘BB-‘, uma semana após a companhia relatar aumento de 32,8% nas suas vendas dentro do mercado norte-americano, seus papéis avançaram 2,46% em Wall Street.

Continua depois da publicidade

…e negativos
Os papéis da Procter & Gamble declinaram 1,04% no pregão, sentido os impactos da decisão de desvalorizar o bolívar anunciada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A medida incitou entre analistas a perspectiva de impacto sobre os resultados da empresa.

Indicadores chineses em pauta
Com a ausência de indicadores econômicos relevantes na pauta norte-americana, as atenções se voltaram para a China. As exportações totais do país aumentaram 17,7% em dezembro, ultrapassando a Alemanha como maior exportadora do mundo. Já as suas vendas de automóveis mostraram uma evolução de 46% no acumulado em 2009.

Cotações de fechamento dos índices
O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em leve alta de 0,43% a 10.664 pontos, acumulando no ano alta de 2,26%. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve valorização de 0,17% atingindo 1.147 pontos e subindo 2,86% no ano.

Por outro lado, o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresentou queda de 0,21%, chegando a 2.312 pontos e acumulando no ano alta de 1,91%.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano 
 Dow Jones +0,43 10.664 +1,84 +2,26 
 S&P 500 +0,17 1.147 +3,67 +2,86 
 Nasdaq -0,21 2.312 +5,57 +1,91 

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers