Donos da JBS e da Gol são alvos da Operação Sépsis da Polícia Federal

A Polícia Federal também mira do economista Lucio Bolonha Funaro, acusado de ser operador de Eduardo Cunha

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira mais uma fase da Operação Sépsis, tendo como alvo a Eldorado, do grupo J&F, que também controla a JBS (JBSS3). O economista Lucio Bolonha Funaro, acusado de ser operador do presidente suspenso da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) também é alvo. A Operação é deflagrada em Pernambuco, São Paulo e no Distrito Federal. 

Funaro foi preso, suspeito de achacar grandes empresas.  A prisão é baseada em delações premiadas de Fabio Cleto, ex-Caixa Econômica Federal, e Nelson Mello, ex-executivo do grupo Hypermarcas. Já as empresas do grupo JBS Friboi são alvo de mandados de busca e apreensão. Segundo a GloboNews, a casa do presidente do Conselho de Administração da empresa, Joesley Batista, é alvo de busca e apreensão.  Também é alvo de busca e apreensão a casa de Henrique Constantino, filho do dono da Gol. 

As suspeitas são de que a JBS tenha pago propina, por meio de Funaro, para obter recursos do fundo de investimentos do FGTS, liberados por influência do ex-vice da Caixa. Cleto disse em delação que havia esquema de propina para liberar recursos do FI-FGTS e que o dinheiro era dividido entre ele, Cunha e Funaro. 

Continua depois da publicidade

Em Pernambuco são cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo que um deles tem como alvo a empresa Cone, em Cabo de Santo Agostinho, na Grande Recife. Os outros dois são cumpridos em apartamentos de luxo na Praia de Boa Viagem, no Recife. 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.