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A SFB (SBFG3), empresa do setor de varejo esportivo e dona da marca Centauro, divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2024. O lucro líquido ajustado, excluindo os efeitos do IFRS-16, foi de R$ 52,777 milhões, representando um crescimento de 213% em relação ao mesmo período do ano anterior – alta superior a três vezes. O lucro líquido, sem ajustes, somou R$ 37,888 milhões, saltando 25 vezes, frente o R$ 1,512 milhão de um ano antes.
Já o Ebitda ajustado atingiu R$ 233,5 milhões, apresentando um aumento de 13,4%. A margem terminou em 15,6%, alta de 1,6 pontos percentuais. Enquanto isso, o Ebitda ajustado (ex-IFRS) somou R$ 159,1 milhões, aumento de 19,1%. O Ebitda, sem ajustes, ficou em R$ 233,9 milhões, alta e 14,2%.
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SBF (SBFG3): resultados
Os desempenhos de lucro e Ebitda podem ser explicados pelo resultado operacional da empresa, impulsionado pela diluição das despesas administrativas e pela melhora do resultado financeiro. Além disso, a redução da alavancagem da companhia teve um impacto positivo nos resultados financeiros.
No que se refere à receita líquida, a empresa registrou um valor de R$ 1,495 bilhão no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. As principais linhas de receitas, como a receita bruta por unidade de negócio, também apresentaram crescimento.
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A empresa atribui o bom desempenho da receita líquida ao aumento das vendas tanto nas lojas físicas quanto no canal online, além da política de preços implementada pela companhia.
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A margem bruta, no entanto, apresentou uma redução de 1,2 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No panorama do cenário econômico, a SFB destaca que os resultados estão alinhados com as diretrizes estratégicas para o ano, que incluem a expansão do lucro líquido e a redução da alavancagem do grupo. A empresa ressalta também a redução dos estoques e das despesas.
A companhia prevê uma retomada gradual do canal de vendas por atacado, refletindo a normalização dos preços da marca Nike. Além disso, enfatiza-se o crescimento das vendas pela internet e marketplace, assim como o aumento da participação do canal DTC nas receitas.
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A SFB se mostra otimista em relação ao cenário econômico, acreditando no sucesso de suas iniciativas estratégicas e no crescimento contínuo de suas principais linhas de receita, conforme o seu relatório de desempenho.
(Reportagem escrita com auxílio de inteligência artificial. Edição: Rodrigo Petry)