Publicidade
SÃO PAULO – O dólar comercial intensificou as perdas observadas na abertura, mostrando depreciação de 0,56% por volta das 15h20 (Horário de Brasília), cotado aos R$ 2,0250 na venda. Esse movimento de queda ocorre apesar do discurso realizado pelo presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, que gerou maior pessimismo no mercado.
O presidente da autoridade monetária afirmou que há uma série de possibilidades para adoção de medidas de alívio – incluindo o tão aguardada pelo mercado flexibilização monetária -, mas que continua a acompanhar a economia atentamente, sinalizando que nenhuma medida deve ser adotada no momento.
Agenda econômica
O mercado avaliou ainda os dados econômicos divulgados nesta sessão. Nos EUA, a produção industrial avançou 0,4% em junho, ficando levemente acima da expectativa dos analistas, que projetavam alta de 0,3%. Ainda por lá, o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) apontou estabilidade no mesmo mês.
Já na Europa, os investidores repercutem o índice que mede a confiança dos investidores na Alemanha, o qual caiu pelo terceiro mês consecutivo em julho. O indicador, elaborado pelo instituto Zew, recuou de -16,9 pontos em junho, para -19,6 este mês.
Inflação doméstica
No ambiente nacional, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apontou leve alteração no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) na cidade de São Paulo, de um avanço na primeira leitura de julho para 0,20% na medição seguinte. Já o IGP-10 (Índice Geral de Preços – 10) subiu 0,96% em julho, superando a taxa do mês anterior, de 0,73% de alta, mostra a FGV (Fundação Getulio Vargas).
<!–
Confira a variação do dólar durante os últimos 30 dias:
–>