Dólar comercial repete trajetória da véspera e opera em baixa, próximo a R$ 2,32

Moeda norte-americana reage à melhora nos mercados, enquanto investidores aguardam decisão sobre juro básico no Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – O dólar comercial mantém a trajetória observada na sessão anterior e inicia a quarta-feira (11) com baixa de 1,11%, sendo negociado de volta a R$ 2,32. Na véspera, a moeda norte-americana se desvalorizou 1,35%.

O clima nas bolsas é positivo, após a China anunciar que os investimentos em infraestrutura dispararam 26,5% em 2009, o que animou os investidores sobre uma possível recuperação do país. Nos EUA, o congresso aprovou orçamento público para 2009.

Para a diretora de câmbio da AGK corretora, porém, “não se pode afirmar que o fundo do poço já tenha sido atingido e que a recuperação das bolsas e do euro seja consistente e sustentável, uma vez que o cenário geral ainda é ruim. As noticias negativas ainda são inúmeras, o que pode fazer com que os mercados mudem de direção rapidamente”.

Copom e inflação

A trajetória dos preços chama atenção no Brasil, com os indicadores IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e INCC (Índice Nacional de Custos da Construção Civil), que apontaram alta de 0,55% e 0,31% em fevereiro.

Mais tarde, o mercado deverá avaliar o resultado do último dia de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que discutirá o futuro da taxa básica de juro. Economistas esperam corte entre 100 e 200 pontos-base na Selic.

Resultado acumulado

Com a
variação desta quarta-feira, a moeda norte-americana registra queda de 2,11%
neste mês de março e uma desvalorização de 0,68% desde o início do ano.