Publicidade
SÃO PAULO – Após encerrar a véspera com valorização de 0,8%, o dólar comercial inicia a quarta-feira (11) com baixa de 0,9%, sendo negociado perto de R$ 1,70. O otimismo do mercado externo promete favorecer a Bolsa brasileira nesta sessão.
Diante do feriado do Dia dos Veteranos nos EUA, a atenção da agenda econômica fica por conta das referências sobre o mercado chinês, com novos dados sobre a produção industrial do país.
O segmento cresceu 16,1% em outubro, em linha com o investimento urbano fixo, que subiu 33,1% nos dez primeiros meses deste ano. Já as vendas do varejo avançaram 16,2% no último mês, também ajudando a sinalizar a recuperação da economia chinesa.
Os dados reforçaram o otimismo dos investidores a respeito da superação da crise internacional, com expectativas de que a potência asiática impulsione ainda mais o desempenho de outros países do globo.
Bolsas em alta
Diante disso, as principais bolsas de valores da Europa sinalizaram trajetória positiva nos negócios, registrando alta de quase 2% em Paris e de 1,5% em Frankfurt.
No Brasil, a manhã também promete ser de otimismo, mas existe a possibilidade de algum viés de incerteza, por conta dos problemas no fornecimento de energia enfrentados no País durante a madrugada de terça para quarta-feira.
Continua depois da publicidade
Também merece destaque o resultado do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que não surpreendeu em outubro ao marcar inflação de 0,28%.
Resultado acumulado
Com a variação desta quarta-feira, a moeda norte-americana registra queda de 3,30%
neste mês de novembro e uma desvalorização de 27,21% desde o início do ano.