Publicidade
SÃO PAULO – Mantendo a trajetória apontada na véspera, o dólar comercial inicia a terça-feira (11) em alta, sendo negociado a R$ 1,854 – o que equivale a 0,27% de valorização em relação ao fechamento anterior.
Depois de subir 0,4% na segunda-feira, a moeda norte-americana caminha para mais uma sessão de ganhos, corrigindo as perdas acumuladas na semana passada. Ainda assim, o resultado em 30 dias é de desvalorização de quase 7%.
Nos mercados, o predomínio é de realização nas principais bolsas de valores, diante de dados decepcionantes sobre a produção industrial na China, que em julho avançou 10,8%, enquanto os analistas esperavam expansão de 11,7%.
O número preliminar do Productivity & Costs, indicador que mede a produtividade da mão-de-obra norte-americana ajudou a diminuir a decepção, revelando aumento maior do que o esperado: no segundo trimestre, a alta foi de 6,4%, acima dos 5,5% esperados pelos analistas e do 0,3% registrado na medição anterior.
BC não intervém
Como de costume, o Banco Central brasileiro evita anunciar intervenções no mercado no começo do dia, deixando em aberto se voltará a adquirir moeda para formação de reservas internacionais.
Na véspera, segundo dados do Depin (Departamento de Operações de Reservas Internacionais), a autoridade comprou dólares na parte da tarde, em operação que teve início às 15h01 e terminou às 15h11 (horário de Brasília).
Continua depois da publicidade
Resultado acumulado
Apesar da variação desta terça-feira, a moeda norte-americana registra queda de 0,64%
neste mês de agosto e uma desvalorização de 20,71% desde o início do ano.