Mercados

Ibovespa bate 117 mil pontos no rali de fim de ano e dólar fecha em queda de 0,5%

Dia é marcado por otimismo no exterior, apesar da pouca liquidez e agenda esvaziada

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O Ibovespa acelera fortemente os ganhos no fim do pregão desta quinta-feira (26), mostrando a força do rali de fim de ano por aqui. Depois dos 116 mil pontos, foi a vez dos 117 mil serem superados pela primeira vez na história, com os investidores confiantes no aquecimento da economia brasileira em 2020 e no aumento no rating soberano do País nos próximos meses.

Uma outra parte do otimismo vem do dia positivo nos mercados internacionais. Os Estados Unidos e a China estão perto de assinar o acordo comercial que foi redigido no começo do mês entre as duas superpotências.

Às 17h35 (horário de Brasília), o benchmark da bolsa tinha leve alta de 0,19%, aos 116.086 pontos, ao passo que o dólar comercial recuava 0,7%, a R$ 4,0514 na compra e R$ 4,0532 na venda.

Aprenda a investir na bolsa

Os juros futuros, por sua vez, também recuam. O DI para janeiro de 2021 tem queda de um ponto-base a 4,61% e o DI para janeiro de 2023 recua três pontos, a 5,87%. Já o juro futuro para janeiro de 2025 cai cinco pontos, para 6,51%.

Enquanto isso, as bolsas de Nova York avançam, retomando o rali de final de ano após o feriado de Natal. As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta, após o Banco Popular da China (o BC chinês) ter permitido uma apreciação do iuan frente ao dólar na China continental.

Segundo a CNN, a moeda chinesa valorizou-se 1,5% frente à americana desde meados deste mês, quando Estados Unidos e China anunciaram um acordo para frear a guerra comercial. Já as bolsas europeias estão fechadas por causa do feriado de Natal e só voltam a operar amanhã (27).

O indicador mais importante do dia hoje foi o de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA, que caiu em 13 mil na semana passada. Na semana encerrada em 21 de dezembro 222 mil pessoas entraram com o pedido do benefício na maior economia do mundo, informou o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira. Analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam 220 mil.

Política

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse ontem (25) em Brasília que o pacote anticrime sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro não é “o projeto dos sonhos”, mas “contém avanços”. Bolsonaro sancionou o pacote com 25 vetos.

O ponto de maior divergência com o ministro da Justiça é a criação da figura do “juiz de garantias” um magistrado que acompanhará cada processo criminal, mas não será o responsável pela sentença.

PUBLICIDADE

Moro alegou que 40% das comarcas do Brasil têm apenas um juiz, o que dificultará a implantação da medida. A figura do juiz de garantias foi incluída pelo Congresso no texto do pacote.

O pacote aumentou a pena máxima de reclusão no Brasil de 30 para 40 anos e também dificultará a progressão penal para autores de crimes hediondos. As informações são da Agência Câmara e dos jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico.

Grau de investimento

Lívia Honsel, principal analista da agência da classificação de risco Standard & Poor’s (S&P) para o Brasil, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo que apesar da relativa melhora econômica do País no segundo semestre deste ano, ainda vai demorar para o Brasil recuperar o grau de investimento, perdido em 2015.

Para ela, a aprovação da reforma da Previdência “foi importante”, mas o Brasil ainda lida com “fraquezas estruturais” que deverão ser corrigidas. “O crescimento da economia ainda é baixo e temos esse passado recente de obstáculos políticos que, no fim, impediram a aprovação de algumas reformas”, afirmou.

Noticiário corporativo

A Petrobras (PETR3; PETR4) comunicou que teve início a fase vinculante para a venda de dois campos na Bacia do Espírito Santo. A petrolífera também informou, em outro comunicado, que estendeu para 15 de janeiro o prazo para ofertas por quatro blocos na Bacia de Pelotas (RS).

Já a Eletrobras (ELET3) avisou ao mercado que acabou o prazo para a aquisição das sobras das ações emitidas durante o aumento de capital da empresa. Segundo a estatal, os compradores deverão pagar os papéis hoje e amanhã, com exceção dos que os adquiriram na B3, que deverão efetuar o pagamento no dia 30.

Enquanto isso, segundo a agência de notícias Reuters, o novo presidente da Boeing, Dave Calhoun, em meio à crise dos aviões 737 Max, já enfrenta pressões de reguladores europeus sobre a compra do braço comercial da Embraer (EMBR3), considerada crucial para a estratégia de longo prazo da americana.

Autoridades da União Europeia que investigam a aquisição pediram que as empresas forneçam mais 1,5 milhão de páginas de documentos e dados referentes a 20 anos de vendas, disseram à Reuters duas pessoas a par do processo.

PUBLICIDADE

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos