Apoio

Do hospital ao mercado financeiro: como um médico usou seus plantões para trocar de profissão

O ex-médico Luis Henrique Rocha conta como deixou a medicina para realizar o sonho de atuar como assessor de investimentos

MoneyLab

Luis Henrique Rocha deixou a medicina para se tornar um assessor de investimentos da XP

Após nove anos trabalhando como médico ortopedista, Luis Henrique Rocha Freire decidiu mudar de vida. Apaixonado por investimentos e insatisfeito com o ritmo acelerado da vida de um médico, ele trocou consultórios e hospitais para ser um assessor de investimentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se você quer saber exatamente o que faz esse profissional e como ingressas em uma das profissões mais bem remuneradas do mercado financeiro, assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro, uma parceria do InfoMoney com a Xpeed. Para ter acesso aos episódios, basta clicar aqui.

“Era sábado à noite, eu estava em um plantão no hospital e vi um médico já idoso entrar na sala. Perguntei por qual motivo ele estava ali ainda e ele respondeu que estava fazendo hora extra. Esse médico errou lá atrás quando não investiu o dinheiro dele e, por isso, ainda tinha que trabalhar em vez de estar com a família. Eu não queria isso”, conta o assessor de investimentos da Blue Trade.

E, se a mudança já seria um choque para muitos, imagine há seis anos, quando a profissão de agente autônomo era totalmente desconhecida. “Só minha mulher e um amigo me apoiaram. O restante achava que era uma loucura, que eu ia trocar o certo pelo incerto”, ri.

Hoje, no entanto, Rocha não tem do que reclamar. Atualmente, atua como assessor de investimentos da Blue Trade, escritório credenciado à XP que atua no interior de São Paulo e Minas Gerais.

“Eu sou apaixonado pelo o que eu faço. Eu gosto de conversar com pessoas, conhecer novos clientes e ajudá-los a investir melhor. Além de tudo, eu tenho tempo para aproveitar com a minha família”, complementa.

A transição

Mas, engana-se quem pensa que a decisão de deixar a medicina foi a parte mais difícil desse processo. “Meu ciclo na medicina foi legal, mas já tinha acabado. Para mim, a transição foi natural”, explica.

O que realmente foi complicado foi estudar sobre investimentos em uma época que existiam poucos cursos e conteúdos sobre o tema. “Eu aprendi lendo livros durante o tempo ocioso nos plantões. Não tinha tanta opção como tem hoje. Se tivesse, seria mais fácil”, complementa.

Ainda segundo Rocha, quando ele fez o primeiro curso sobre bolsa de valores, ele já era um agente autônomo certificado. “Tudo foi na raça”, explica.

No entanto, o tempo passou e o próprio mercado foi identificando a necessidade da existência de instituições que auxiliam na formação do profissional de assessoria de investimentos.

Hoje, ainda são poucas as opções de cursos que prometem dar aos alunos a base para atuar na área, mas o MBA em investimentos e Private Banking do InfoMoney em parceria com o Ibmec se destaca pelo diferencial de possuir profissionais que de fato atuam no mercado e dispõem de experiência para compartilhar com os alunos.

Quer saber mais sobre a carreira de assessor de investimentosClique aqui e assista à série gratuita Carreira no Mercado Financeiro. A série possui 4 episódios dedicados exclusivamente a quem quer ingressar no mercado financeiro.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.