Publicidade
SÃO PAULO – O economista Nouriel Roubini – famoso por ter previsto a crise ainda em 2006 – considera que a crise na Grécia representa apenas a “ponta do iceberg” do problema da dívida soberana global, que irá provocar uma alta na inflação e falências, podendo chegar aos EUA.
“Os mercados hoje estão preocupados com a Grécia”, no entanto, a “Grécia é apenas a ponta do iceberg (…) para problemas orçamentais de escalas muito maiores”, disparou Roubini, em discurso no Milken Institute Global Conference, na Califórnia, acrescentando que aumentar impostos “não será suficiente” para resolver o problema.
Insolvência ou alta nos preços
Também conhecido como “Dr. Doom”, Roubini mostra-se alarmado com a ascensão da dívida soberana em diversas regiões e adianta que se o problema não for combatido, os países irão decretar moratória ou registrar um forte avanço da inflação, uma vez que os governos irão monetizar a sua dívida e imprimir moeda para combater os déficits orçamentais.
Fora do euro
O economista acredita ainda que a Grécia poderá ser forçada a sair da Zona do Euro, conforme entrevista à TV Bloomberg. Segundo ele, essa situação pressionaria a moeda e reduziria sua liquidez. Embora “faça sentido” constituir um bloco menor, segundo Roubini, essas mudanças podem tornar o cenário mais turbulento.
Disseminação
Por fim, Roubini previu que o problema da dívida pode atravessar o Atlântico. “O risco de algo de sério acontecer aos Estados Unidos no espaço de dois ou três anos vai ser significativo”, dado que “em Washington, não há vontade de fazer nada”, a menos que sejam forçados pelos mercados, segundo o economista.