Dirigente do Fed reitera percepção de ritmo mais lento da atividade nos EUA

Em linha com resultado do Livro Bege, Sandra Pianalto destaca sinais de desaceleração nos gastos do consumidor

Publicidade

SÃO PAULO – Em linha com o resultado do Livro Bege, a presidente do Federal Reserve Bank de Cleveland, Sandra Pianalto, reiterou nesta quinta-feira (17) em discurso que a economia dos EUA está em ritmo mais lento.

A dirigente, que também é membro votante do comitê federal de mercado aberto norte-americano, destacou a manutenção da “queda livre” nos preços dos imóveis no país e as perdas das bolsas em Wall Street.

“Estamos vendo uma desaceleração nos gastos do consumidor, talvez em resposta à redução da riqueza das famílias”, declarou Pianalto. Para ela, mesmo com o desaquecimento na atividade, o Fed não pode perder de vista a evolução do nível geral de preços nos EUA.

Livro Bege

Na véspera, o Livro Bege do BC dos EUA apontou que a economia continuou a crescer de maneira moderada do período da metade de novembro até dezembro, mas em um ritmo mais lento na comparação com as últimas pesquisas.

Ainda nesta quinta-feira, o presidente do Fed, Ben Bernanke, realizará um pronunciamento no Congresso. O colegiado decide no final do mês o rumo da taxa básica de juro do país, atualmente, em 4,25% ao ano. A aposta majoritária é de um corte de 0,50 ponto percentual.