Diretores do Fed estão divididos sobre a própria projeção de 3 altas de juros este ano

Outro ponto discutido no encontro foi o efeito dos cortes de impostos da reforma de Donald Trump

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Preocupados com o rumo da inflação, os diretores do Federal Reserve estão divididos sobre a própria projeção feita pela autoridade de três altas de juros este ano, mostra a ata da última reunião do Fomc publicada nesta quarta-feira (3). Outro ponto discutido no encontro foi o efeito dos cortes de impostos da reforma de Donald Trump.

Um grupo de “alguns” funcionários, do lado dovish, acredita que três aumentos de juros este ano podem ser muito agressivos. Estes diretores argumentam isso poderia impedir um retorno “sustentado” à inflação do Fed em 2%.

Por outro lado, um grupo mais hawkish, também de “poucos” funcionários, acha que a previsão de três aumentos de taxas era muito lenta. Neste caso, os diretores observam que as condições financeiras não se apertaram desde que o Fed começou a aumentar as taxas no final de 2015 e que as baixas taxas continuadas arriscam a instabilidade financeira.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o Fed espera que as reduções nos impostos corporativos e pessoais levem a um aumento dos gastos dos consumidores e das empresas, embora os integrantes da autoridade permaneçam um pouco inseguros sobre o impacto que a reforma terá.

Diante deste cenário, os membros do comitê elevaram suas expectativas para o crescimento do PIB em 2018 de 2,1% para 2,5%. “A maioria dos participantes indicou que as potenciais mudanças na política fiscal federal foram um fator que os levou a impulsionar suas projeções sobre o crescimento do PIB real nos próximos dois anos”, diz o documento.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.