Direto ao ponto: sinais gráficos são positivos e expectativa é otimista

Analista técnico da XP diz que não vê euforia, mas se mostra otimista com o mercado enquanto índice estiver acima dos 65.800 pontos

Publicidade

SÃO PAULO – Após o mercado iniciar a sessão de quarta-feira (18) com movimento de realização de lucro, o Ibovespa recuperou fôlego e evitou um dia de baixa, o que é um bom sinal, avalia Gilberto Coelho, analista técnico da XP Investimentos. Nem mesmo o forte noticiário envolvendo a Petrobras (PETR3, PETR4), o que afetou a cotação das ações, teve força suficiente para derrubar o índice, que encerrou o pregão com leve alta de 0,08%, em 67.638 pontos.

Gilberto Coelho encontra-se otimista com o mercado, avaliando que a véspera marcou a quinta barra seguida de alta e que os sinais gráficos dão suporte para uma leitura que sugere capacidade do Ibovespa para caminha até os 70 mil pontos. O analista da XP marca como um ponto importante os 65.800 pontos, que anteriormente funcionou como um topo e na desvalorização da semana passada exerceu o papel de suporte do índice.

Assim, o analista se mostra confiante enquanto o Ibovespa estiver acima desse patamar, ainda que o clima não seja de euforia, mas de otimismo, com capacidade para uma alta sustentável. Na agenda desta quinta-feira (19), a ausência de resultados dá espaço para que os pedidos de auxílio-desemprego nos EUA e o índice de atividade industrial do Fed de Philadelphia ganhem destaque.