Direto ao ponto: Ibovespa deve seguir para 4° queda consecutiva

Com agenda de indicadores escassa, investidor deve acompanhar temporada de balanços, que tem como destaque números da Brasil Foods, Cyrela e Hypermarcas

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O discurso do presidente dos Estados Unidos não animou na última sexta-feira (9), levando o Ibovespa ao campo negativo uma hora antes do fechamento do pregão. Em uma sessão instável, o benchmark fechou com perdas de 0,29%, atingindo 57.357 pontos, pela terceira vez consecutiva.

O presidente reeleito, na última terça-feira (6), disse que vai convidar os líderes dos dois partidos dos EUA para ir à Casa Branca na próxima semana para negociar meios de evitar o abismo fiscal, ou “fiscal cliff”. O objetivo, segundo Obama, é “construir um consenso”, e as prioridades são “o emprego e o crescimento”.

Ibovespa deve seguir para 4ª queda
O comentário do Obama não animou muito o mercado brasileiro, embora tenha sustentado uma ligeira alta nos principais índices acionários norte-americanos. O cenário ainda é incerto, afetado principalmente pelo desafio do governo dos EUA em combater o fiscal cliff, o que abre caminho para a provável continuação do movimento de queda do índice nessa sessão, estima o analista Alan Soares, da Trader Brasil. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“O Ibovespa pode não respeitar o suporte na região dos 57.000 pontos, e seguir em queda. O mercado, no geral, está fraco, e a questão macroeconômica não está contribuindo para essa retomada, embora os últimos meses do ano as bolsas normalmente busquem uma recuperação”, reforçou. 

Agenda de indicadores
Com feriado nos Estados Unidos, a agenda contará com poucos indicadores econômicos, com destaque para a divulgação do relatório Focus, que traz uma compilação das perspectivas econômicas para o Brasil e indicadores antecendentes, divulgado pela OCDE. 

A temporada de resultados do terceiro trimestre ganhará força, quando serão divulgados os números da Amil (AMIL3), BR Malls (BRML3), Brasil Foods (BRFS3), CCR (CCRO3), Cyrela (CYRE3), HRT (HRTP3) e Hypermarcas (HYPE3). Confira os demais resultados da agenda do portal InfoMoney.

Continua depois da publicidade

Ministros das Finanças adiam empréstimo grego
Vale lembrar que os ministros das Finanças da zona do euro decidiram adiar a decisão sobre a próxima tranche de ajuda à Grécia, de 12 para 26 de novembro. O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou, que apesar do Parlamento grego ter já aprovado o pacote de austeridade exigido pela troika, ainda não estão reunidas as condições para desbloquear a tranche. 

Com escassa maioria, os deputados dos partidos que formam a coligação governamental da Grécia aprovaram na última noite um plano de austeridade que estipula cortes adicionais na ordem dos € 18,1 bilhões até 2016.

 Após a aprovação do plano de austeridade, o Parlamento grego vota no próximo domingo (11) o Orçamento para 2013. No dia seguinte, o Eurogrupo deverá dedicar-se a mais uma reunião ao dossie da Grécia. Os ministros das Finanças poderão então desbloquear uma parcela de € 31,2 bilhões do empréstimo grego, sem o qual o país ficará impossibilitado de pagar salários no fim do mês, e justamente o que vem sendo questinado pela autoridade do BCE.