Direto ao ponto: Ibovespa deve engatar alta, com reeleição de Obama

Mercado deve seguir otimista e buscar recuperação no curto prazo, diz analista

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Seguindo os rumos da eleição norte-americana, o Ibovespa consolidou ganhos de 2,15%, atingindo 59.458 pontos na última terça-feira (6), na esteira dos mercados financeiros internacionais, que mostraram força diante de que uma vitória do atual presidente dos Estados Unidos na corrida à Casa Branca seria a mais provável. 

A eleição nos EUA foi acirrada: pesquisas mostraram um empate do voto popular entre o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney na votação da última terça. Contudo, Barack Obama derrotou o republicano e evita um prolongamento da disputa – como ocorreu entre 2000 com Al Gore e George W. Bush. Obama seria melhor para o Brasil, avaliam economistas.

Na esteira da eleição, Ibovespa deve avançar pelo 2° dia
Em meio à reeleição de Barack Obama nos EUA, o Ibovespa deve seguir para sua segunda sessão consecutiva de ganhos. “O mercado está muito depreciado e agora devemos ter um período curto de recuperação”, disse o analista Ivanor Torres. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, o benchmark tem chances de continuar essa tendência altista e encerrar o ano próximo dos 65.000 pontos. “Entre janeiro e fevereiro, a bolsa chegou a subir 20%, mas o mercado devolveu tudo nos meses seguintes, e agora poderemos ver uma arrancada no restante do ano”, complementou. 

Apesar do otimismo, o analista recomenda que o investidor mantenha cautela, já que o movimento do mercado tem se guiado muito por especulação. Contudo, ele reforça que o momento é bom para o investidor, lembrando que os papéis estão num ponto “atrativo”, principalmente aqueles jujas empresas são voltadas para o mercado interno. 

Agenda da próxima sessão
Com exceção da eleição presidencial nos Estados Unidos, que deve continuar mexendo com o humor do mercado na próxima sessão, a agenda norte-americana segue com pouca força e o olhar deve se voltar para os indicadores nacionais, com destaque para a divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), dados dos indicadores industriais e vendas e produção de veículos. 

Continua depois da publicidade

A temporada de balanços corporativos também ganhará força, quando estão programados para ser divulgados os números do terceiro trimestre da: Cosan (CSAN3), Multiplan (MULT3), Multiplus (MPLU3), Eternit (ETER3), Valid (VLID3), Ultrapar (UGPA3) e as empresas do grupo de Eike Batista – LLX (LLXL3) e MMX (MMXM3). Confira demais resultados na agenda do portal InfoMoney.

Já na Europa, as principais referências ficam com o discurso da chanceler alemã, Angela Merkel, e o indicador de produção industrial na Alemanha, referente ao mês de setembro.