Direto ao ponto: após forte queda, Ibovespa deve buscar recuperação

Com o mercado mais aliviado, índice deve caminhar para os 59.400 pontos, estima analista

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Na esteira dos principais mercados financeiros, o Ibovespa encerrou o pregão da última quarta-feira (7) em queda de 1,58% aos 58.517 pontos, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior, quando chegou a subir 2,15%

A reeleição de Barack Obama, nos Estados Unidos, derrubou as bolsas mundiais, com a expectativa de que o “abismo fiscal” do país não seja controlado, já que o presidente enfrentará, outra vez, um Congresso dividido entre republicanos e democratas.

O cenário europeu também voltou a chamar a atenção. Em meio à terceira greve geral em seis semanas, os líderes gregos buscam a aprovação do Parlamento para medidas de austeridade, ponto principal para que o país continue a receber ajuda oficial das autoridades europeias. O continente, porém, deve ver o BCE (Banco Central Europeu) iniciar um novo plano permite compra ilimitada de títulos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ibovespa deve buscar recuperação
Já para essa sessão, o Ibovespa deve buscar recuperação, depois do desempenho surpreendente da véspera, quando o mercado esperava por mais ganhos do índice, que aguardavam pela vitória de Obama. 

Apesar de esperar uma melhora no humor do mercado, o analista da Trader Brasil, Leandro Klem, recomenda cautela para os investidores, uma vez que a bolsa segue bem instável nos últimos dias. Contudo, ele estima que o benchmark pode chegar aos 59.400 pontos – região do fechamento da véspera, mas o conselho é ficar de olho no patamar dos 58.100 pontos, pois caso o índice perca esse suporte deverá ampliar as perdas. 

Agenda econômica
Entre as principais referências, os investidores devem monitorar a divulgação da balança comercial e indicador semanal do mercado de trabalho dos Estados Unidos, além da taxa de juros da zona do euro e Reino Unido. 

Continua depois da publicidade

Por aqui, o destaque fica com a temporada de balanços corporativos, quando serão reportados os números do terceiro trimestre da: Kroton (KROT11), Estácio (ESTC3), Braskem (BRKM5), Cetip (CTIP3), Time for Fun (SHOW3), Positivo (POSI3), MRV (MRVE3), Iochpe-Maxion (MYPK3), além das empresas de Eike Batista – CCX (CCXC3) e OGX (OGXP3). Para demais resultados, confira a agenda do portal InfoMoney