Publicidade
SÃO PAULO – Em dia de forte volatilidade, as bolsas de valores dos EUA encerraram em leve alta nessa terça-feira. Os investidores estiveram atentos à evolução do preço do petróleo no mercado internacional, que fechou em forte queda, e também ao discurso do Greenspan feito nesta manhã durante uma conferência em Londres.
Vale destacar ainda o cenário corporativo, que também impulsionou as bolsas de valores, diante de perspectivas positivas, com destaque para o índice acionário Dow Jones.
Discurso do Greenspan em foco
O presidente do Fed, Alan Greenspan, antecipou nessa terça-feira, que a velocidade do aumento do juro do país dependerá do ritmo de elevação dos preços nos EUA. Vale lembrar que o juro do país tem sido mantido no patamar de 1,0% ao ano desde junho de 2003. Entretanto, o mercado parece já ter precificado uma possível elevação da taxa de juro na próxima reunião da autoridade monetária no final do mês de junho.
O mercado espera uma elevação do juro, com os sinais de recuperação da economia, como forma de manter pressões inflacionárias no país. Neste sentido, vale destacar a divulgação, na sexta-feira, do Relatório do Emprego referente a maio, que indicou que a situação do mercado de trabalho norte-americano apresentou uma melhora mais acentuada que o esperado pelos analistas.
Ações da Ford Motor subiram nesta sessão
As ações da fabricante de carros Ford Motor encerraram em alta de 1,32% nesta terça-feira, impulsionadas pelo anúncio de que a empresa irá aumentar a produção na China no ano de 2004. Com isso, os investidores reagiram positivamente ao anúncio, visto que trata-se do mercado que mais cresce atualmente no mundo.
Já as ações da Texas Instruments caíram 0,76% na sessão, depois que a fabricante de semicondutores revisou suas projeções de receitas e lucros para o segundo trimestre deste ano, prevendo que as receitas no período deverão atingir US$ 3,29 bilhões, acima das estimativas de US$ 3,17 bilhões. Apesar da melhora nas projeções, as expectativas ainda estiveram abaixo do que o mercado esperava.
Continua depois da publicidade
Por fim, a Comissão Européia anunciou que vai reabrir as investigações sobre a Intel, que já se estendem por mais de três anos. Vale lembrar que a empresa vem sendo acusada pela Comissão Européia de práticas abusivas de mercado na Europa.
Bolsas norte-americanas fecharam em alta
Dessa forma, o índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, fechou em leve alta de 0,40% a 10.433 pontos, acumulando no ano leve baixa de 0,20%.
O Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, encerrou o pregão em leve valorização de 0,14% atingindo 2.024 pontos e subindo 1,01% no ano,
enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, apresentou alta de 0,14% chegando a 10.433 pontos e acumulando no ano alta de 2,72%.
![]() |
||||||
![]() |
%Var Dia | Pontos | %Var 30D | %Var Ano | ![]() |
|
![]() |
||||||
![]() |
Dow Jones | +0,40 |
10.433 | +3,12 |
-0,20 |
![]() |
![]() |
Nasdaq C | +0,14 |
2.024 | +5,50 |
+1,01 |
![]() |
![]() |
S&P 500 | +0,14 |
1.142 | +3,95 |
+2,72 |
![]() |
![]() |
||||||

