Deterioração da economia da zona do euro se aprofunda em outubro

O PMI Composto do instituto Markit caiu em outubro para 45,7 ante 46,1 em setembro, marcando o nono mês consecutivo de contração

Reuters

Publicidade

LONDRES – A deterioração da economia da zona do euro se aprofundou no início do quarto trimestre, uma vez que empresas em toda a região enfrentaram em outubro seu pior mês desde junho de 2009, mostrou a pesquisa PMI (Índice de Gerentes de Compras, na sigla em inglês) nesta terça-feira (6).

O PMI Composto do instituto Markit caiu em outubro para 45,7 ante 46,1 em setembro, ligeiramente abaixo da preliminar de 45,8 há duas semanas e marcando o nono mês consecutivo abaixo da marca de 50 que divide expansão de contração.

A fraqueza foi generalizada em todas as principais economias da zona do euro, com a atividade empresarial no maior mercado, a Alemanha, também contraindo a um ritmo mais rápido no mês passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Markit, que compila os dados, afirmou que a última leitura é consistente com uma contração da economia da zona do euro a uma taxa trimestral de cerca de 0,5 por cento.

Se os PMIs não melhorarem para novembro e dezembro, a economia da zona do euro pode facilmente enfrentar uma forte contração no quarto trimestre em vez da estagnação projetada em uma pesquisa com economistas há duas semanas.

A pesquisa fará pouco para alterar a expectativa da maioria dos economistas de que o BCE (Banco Central Europeu) irá reduzir sua taxa de juros para uma nova mínima recorde de 0,5 por cento, embora provavelmente no início do próximo ano e não nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

“O sentimento ainda está sendo afetado com força uma vez que as empresas se preocupam com o impacto da fraca demanda doméstica e de uma desaceleração da economia global”, disse o economista sênior do Markit, Rob Dobson.

“Sinais de que a contração da Alemanha ganhou ritmo são particularmente decepcionantes, dado o importante papel que um desempenho forte da Alemanha pode ter em estimular o crescimento em outros lugares da zona do euro.”

O PMI de serviços de outubro, que cobre empresas que vão de bancos a restaurantes, foi revisado para 46,0 ante 46,2 na leitura preliminar, contra 46,1 em setembro.

Isso significa que o PMI de serviços está agora em seu menor nível desde julho de 2009.