Desktop (DESK3) tem alta de 5% do lucro no 4º tri, a R$ 15,4 milhões; receita sobe 60%

Ao final de 2022, a companhia de internet possuía 809 mil assinantes, um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2021.

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Desktop (DESK3), empresa de internet banda larga, registrou no quarto trimestre de 2022 (4T22) um lucro líquido de R$ 15,4 milhões, 5% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. Em termos ajustados, o lucro foi de R$ 16,98 milhões no 4T22, avanço de 9% na comparação anual.

A receita líquida, por sua vez, foi de R$ 197,9 milhões no 4T22, alta de 60% na base de comparação anual.

Em 2022, a receita apresentou crescimento de 104% em relação ao ano de 2021, totalizando R$ 711 milhões. “O relevante incremento de receitas reflete a captura de novos clientes orgânicos e inorgânicos, bem como o reposicionamento do ticket da empresa pelo lançamento do novo portfólio de planos em 2022”, afirmou.

Continua depois da publicidade

O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 101 milhões no período, avanço anual de 95%, enquanto a margem Ebitda subiu 9,1 pontos percentuais (p.p.), indo para 50,8%.

Houve a dição de 7,8 mil quilômetros (km) de rede entre o 4T21 e o 4T22, o que representa um crescimento de 19%, sendo: (i) 7,7 mil km de rede de acesso (25% de crescimento) e (ii) 0,1 mil km de backbone, ou infraestrutura óptica (1% de crescimento).

Ao final de 2022, a Desktop possuía 809 mil assinantes, um crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2021. Em relação ao final do 3T22, o crescimento foi de 8%. As adições líquidas orgânicas totalizaram 24 mil, uma redução de 25% em uma comparação anual, e 37% abaixo do trimestre anterior. “É válido ressaltar o impacto (i) da menor quantidade de dias úteis no 4T22, dado a realização da Copa do Mundo e das festas de fim de ano, e (ii) dos ajustes na frente comercial visando
reduzir os custos de aquisição e melhorar o perfil dos novos clientes”, apontou.

Continua depois da publicidade

No 4T22, houve incremento de mais de 930 mil Homes Passed (Casas Passadas) na comparação anual, atingindo 3,9
milhões de casas em dezembro de 2022, crescimento de 32% em relação ao 4T21 e 3% em relação ao 3T22.

Além disso, houve incremento de 23 novas cidades na cobertura da Companhia entre o 4T21 e o 4T22, crescimento de 19%
sobre o número de cidades atendidas no mesmo período do ano anterior. “Todas as novas cidades estão em linha com a estratégia da Desktop de expandir geograficamente para áreas adjacentes à operação”, apontou a companhia.