Desaceleração global antecipou queda estimada dos preços das commodities

Corretora acredita que preços de matérias-primas continuarão a recuar em 2012, também por conta da força do dólar

Publicidade

SÃO PAULO – A desaceleração no crescimento da atividade econômica deverá fazer com que os preços das commodities continuem recuando, afirma a Itaú Corretora. Esse movimento já era esperado para o ano que vem, mas o atual cenário antecipou essa situação para o 2011.

Ilan Goldfajn, economista-chefe da corretora, destaca que a força do dólar, conforme investidores procuram por investimentos mais seguros, a fraca demanda enfraqueceram as commodities agrícolas, metálicas e energéticas. O movimento do dólar é especialmente importante, já que desvalorização da moeda norte-americana geralmente se traduz em pressão de queda sobre os preços das matérias-primas, pela compensação cambial, uma vez que os preços desses produtos são expressos na divisa.

A recuperação não é esperada, mas uma desaceleração na pressão de queda para esses preços, sim. O economista lembra que as estimativas da corretora para a queda das commodities passou de 0,9% para 5,9%, em 2011 e de 6,7% para 2,0% em 2012. “A queda acentuada desse ano já é parte do ajuste, o que faz com que os preços caiam menos no ano seguinte”, finaliza Goldfajn.