Democratas pressionam Pence a declarar Trump “incapaz”

Pelosi disse que a Câmara apresentará nesta segunda uma resolução pedindo para Pence ativar a 25ª emenda e dará ao vice 24 horas para responder

ANSA Brasil

Publicidade

(ANSA) – A mandatária da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que iniciará um processo de impeachment contra Donald Trump se o vice-presidente Mike Pence não ativar a 25ª emenda da Constituição para declará-lo incapaz de exercer o cargo.

Esse trecho da carta magna americana prevê a destituição do presidente caso o vice e metade dos ministros assinem uma declaração que atestem sua incapacidade de continuar no comando do país.

De acordo com Pelosi, a Câmara dos Representantes apresentará nesta segunda-feira (11) uma resolução pedindo para Pence ativar a 25ª emenda e dará ao vice-presidente 24 horas para responder.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se ele rejeitar a solicitação, a Câmara, controlada pelo Partido Democrata, iniciará o processo de impeachment.

“A pessoa que lidera o poder Executivo é um presidente perturbado, desequilibrado e perigoso. Ainda temos alguns dias até estarmos protegidos dele, mas ele fez algo tão sério que deve haver processos contra ele”, disse Pelosi ao programa de TV “60 Minutes”.

Trump deixará a Casa Branca em 20 de janeiro, mas sua incitação a uma tentativa de golpe para impedir a certificação da eleição de Joe Biden fez o Partido Democrata se movimentar para destituir o republicano.

Continua depois da publicidade

“Esse presidente é uma ameaça iminente”, declarou Pelosi. Um eventual impeachment impediria Trump de voltar a exercer cargos públicos e inviabilizaria seu objetivo de disputar as eleições de 2024.

No entanto, para ser aprovada no Senado, a deposição do magnata precisaria do apoio de 17 republicanos, algo improvável no momento. Devido ao curto prazo disponível, uma das hipóteses em circulação nos EUA é de que a votação do impeachment no Senado fique para depois da posse de Biden, de modo a tornar Trump inelegível para 2024.

O presidente está banido ou suspenso das principais redes sociais e não tem feito aparições públicas desde a invasão do Congresso por seus apoiadores. (ANSA)

Continua depois da publicidade

PROCURA-SE: Profissionais de todas as formações estão migrando para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Entenda como fazer o mesmo nesta série gratuita do InfoMoney!