Demanda por petróleo será fraca em 2013 com crise na Europa, diz AIE

Agência internacional previu crescimento da procura global por petróleo em 2013 para 865 mil barris por dia

Reuters

Publicidade

LONDRES – A demanda global por petróleo será fraca em 2013, já que a expansão econômica global segue morna, afirmou nesta quarta-feira (12) a principal agência de energia do Ocidente, prevendo níveis confortáveis de oferta da commodity, o que pode aliviar a pressão de preços sobre os consumidores.

A Agência Internacional de Energia (AIE), que assessora nações industrializadas sobre políticas de energia, afirmou que a demanda europeia despencou nos últimos meses, contraindo-se da forma mais intensa desde a crise de 2008/2009 por causa da fraqueza da economia e dos altos preços de produtos petrolíferos.

A contração na demanda europeia vai moderar de forma lenta no decorrer do próximo ano, segundo a agência. “O crescimento da demanda global deve continuar relativamente fraco em 2013, com base na continuação de uma expansão econômica global morna”, disse a AIE em relatório mensal.

Continua depois da publicidade

A agência previu crescimento da demanda global por petróleo em 2013 para 865 mil barris por dia, 110 mil bpd acima da previsão anterior, o que levará o consumo para uma média de 90,52 milhões de bpd.