Demanda por gasolina desacelera nos EUA e pode abalar petróleo

A gasolina é importante porque normalmente responde por quase 30% do que as refinarias de petróleo globais produzem

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A forte recuperação no consumo de gasolina, que ajudou a elevar os preços do petróleo, parece perder fôlego, algo que deve ser motivo de preocupação para a indústria petrolífera.

Nos Estados Unidos, de longe o maior mercado de gasolina do mundo, a melhor medida da demanda do país ficou estável durante o que deveria ser a estação de pico de viagens, quando milhões de americanos normalmente pegam a estrada para as férias de verão.

Na Ásia, que encerrou as quarentenas e liderou a recuperação das compras do combustível, a demanda agora também começa a fraquejar. A situação ainda parece um pouco melhor na Europa, mas refinarias da região acionam unidades de produção de gasolina no momento em que o interesse de compra do outro lado do Atlântico parece estar diminuindo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que importa para a gasolina importa para o petróleo. Há apenas algumas semanas, parecia que a demanda pelo combustível mostrava forte recuperação à medida que as pessoas usavam carros para ir trabalhar, a fim de evitar o transporte público. A expectativa era de que a recuperação ajudasse a impulsionar a demanda global por petróleo de volta aos níveis pré-pandemia até o final do ano. Agora, o otimismo começa a diminuir.

“A Covid está atrasando o relógio da demanda”, disse Robert Yawger, diretor da divisão de futuros da Mizuho Securities, acrescentando que a força – ou não – do consumo de gasolina nos EUA nas próximas seis semanas determinará o futuro a curto prazo do mercado global de petróleo.

“Veja o que aconteceu: vimos a demanda se nivelar no meio de julho. Esse é o pico da temporada de férias. Não é aí que as coisas devem se basear pelo que sabemos. Isso pode ser ruim.”

Continua depois da publicidade

A gasolina é importante porque normalmente responde por quase 30% do que as refinarias de petróleo globais produzem, o que significa que, se a demanda cair, a necessidade das próprias usinas de comprar petróleo também vai diminuir.

Outro ponto fundamental do consumo – o combustível de aviação – ainda permanece bem abaixo dos níveis de pico, porque o coronavírus teve um efeito muito forte nas viagens internacionais. Com menor demanda por combustível de aviação, as refinarias têm deslocado a produção para outros combustíveis, como o diesel, pressionando esses mercados.

Aprenda a identificar as ações com maior potencial de valorização: assista à série gratuita Stock Picking – A Habilidade mais Valiosa do Mercado