Publicidade
SÃO PAULO – O ex-ministro da Fazenda, Delfim Netto, disse que, recentes mudanças adotadas na política econômica – como o tripé metas de inflação, câmbio flutuante e controle fiscal – não estão em risco, em evento realizado pela Fecomercio SP, em reportagem publicada pelo Valor Econômico nesta quinta-feira (25).
Sobre a inflação, ele diz que não está descontrolada, e ressalta que, desconta a expressiva alta no preço dos alimentos, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) deverá fechar o ano próximo ao centro da meta – de 4,50%.
Em relação ao câmbio, o ex-ministro afirma que todos os países, de alguma forma, manipulam o valor de suas divisas. “Câmbio flutuante nunca existiu”, disse, acrescentando que não vê exagero nas declarações do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a existência de guerra cambial.
Continua depois da publicidade
“A Suíça e vários outros países têm ‘flutuação suja’. Por que com o Brasil seria diferente?”, indagou. Delfim destacou que o País é um exemplo em relação à política fiscal, pois apresenta uma das mais baixas taxas de dívida líquida do setor público, sobre o PIB (Produto Interno Bruto) no mundo.
Veja mais:
Mantega ataca QE3 e diz que uma nova guerra cambial está começando