Déficit mundial de açúcar pode chegar a 5 milhões na safra 2015/16

No Brasil, maior exportador do produto no mundo, as chuvas foram a principal causa dos prejuízos e na Índia, a segunda maior exportadora, as secas prejudicaram a safra

Datagro

Publicidade

SÃO PAULO – Na última semana, a Organização Internacional do Açúcar (OIA) aumentou a previsão de déficit do produto, no mercado global, de 3,5 milhões de toneladas para 5 milhões, na safra iniciada em outubro 2015 e que se encerra em setembro de 2016. De acordo com o relatório trimestral da entidade, a justificativa é a retração nas expectativas para a produção do Brasil, Índia, União Europeia e Tailândia.

Em todo o mundo, o El Niño causou impactos negativos na produção mundial das principais lavouras de cana-de-açúcar. No Brasil, maior exportador do produto no mundo, as chuvas foram a principal causa dos prejuízos e na Índia, a segunda maior exportadora, as secas prejudicaram a safra.

Segundo Rogério Avellar, assessor técnico da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a redução na oferta do produto pode acarretar em uma elevação nos preços. “Com a alta do dólar, os preços reagiram e a saca de 50 kg de açúcar refinado, que no mercado interno, era vendida a R$ 46, hoje está valendo R$ 80”. Ainda de acordo com o dirigente da entidade, o Brasil deve produzir 34 milhões de toneladas de açúcar nesta temporada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Previsão

Para a temporada 2016/17, a OIE prevê novamente uma redução na disponibilidade do produto. Na sua primeira estimativa para a safra 2016/17, a Organização prevê oferta ainda menor, com déficit de cerca de seis milhões de toneladas.