Decisão do Fomc, dados de Caged e Pnad, resultados e IPOs: o que acompanhar nesta semana

Tudo que o investidor precisa saber antes de operar na semana

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Descolado do exterior, o Ibovespa voltou a ter uma semana negativa, conforme aumentam as preocupações sobre a variante delta do coronavírus, enquanto se elevam também as tensões políticas no país e com um noticiário corporativo mais pesado.

E para os próximos dias, as atenções se voltam para a temporada de resultados do segundo trimestre, que ganha força e com várias gigantes da Bolsa apresentando seus números, como a mineradora Vale (VALE3), que na semana passada desapontou com seu relatório de produção.

Outras companhias como Gol (GOLL4), TIM (TIMS3), Santander Brasil (SANB11), CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) e Pão de Açúcar (PCAR3) também anunciarão seus balanços do período entre abril e junho deste ano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ainda no campo corporativo, destaque para uma nova leva de estreias previstas na B3: AgroGalaxy e Livetech da Bahia na segunda; Unifique na terça; Armac e Traders Club na quarta; Brisanet na quinta; e Clearsale na sexta.

Entre os indicadores, esta semana contará com muitas divulgações no âmbito nacional, entre dados de atividade econômica, mercado de trabalho e inflação.

A equipe de analistas do Bradesco destaca as sondagens da FGV, que segundo eles “deverão corroborar a percepção de atividade econômica robusta em julho”, enquanto no lado inflacionário, o Índice Geral de Preços – Mercados (IGP-M) deve “apresentar alguma descompressão, mas ainda deve se manter em patamar bastante elevado”.

Continua depois da publicidade

Além disso, atenção ainda para a divulgação dos dados de emprego do Caged, que não tem data oficial ainda mas é previsto para essa semana, além da taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua, que será divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (30).

“Todos esses indicadores serão relevantes para a próxima decisão de política monetária, que ocorrerá na primeira semana de agosto”, avaliam os analistas sobre a importância do investidor ficar atento aos dados.

Já no exterior, o grande destaque fica para a reunião do Fomc na quarta-feira, que não deve trazer surpresas ao manter as taxas de juros nos Estados Unidos próximas de zero. Com isso, as atenções se mantêm voltadas para o comunicado, que pode trazer mais detalhes sobre quando o BC americano pretende iniciar a retirada de estímulos no país.

Por fim, alguns dados serão apresentados na China, com destaques para o Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial do governo, que segundo o Brasdeco deve apontar um início de terceiro trimestre com expansão.

Guilherme Benchimol revela os segredos de gestão das maiores empresas do mundo no curso gratuito Jornada Rumo ao Topo. Inscreva-se já.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.