Decisão da S&P sobre o País influencia outras agências, avalia Austin Rating

A ação da S&P reforça a expectativa das demais agências de esperar os resultados das medidas de ajuste fiscal do governo para mexer na nota soberana do País, de acordo com Alex Agostini

Estadão Conteúdo

Publicidade

A decisão da Standard & Poor’s (S&P) de manter o rating do Brasil em BBB-, com perspectiva estável, deve afetar de forma indireta a avaliação das outras agências de classificação de risco, avaliou nesta segunda-feira, 23, o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini. Segundo ele, a ação da S&P reforça a expectativa das demais agências de esperar os resultados das medidas de ajuste fiscal do governo para mexer na nota soberana do País.

O economista afirma que, justamente por já terem essa expectativa de esperar as mudanças para alterar o rating do País, o anúncio da S&P não surpreendeu tanto. “Esperávamos que, se fosse ter alguma mudança na nota, seria lá para o segundo semestre, caso o plano de ajuste que está em curso não surtisse nenhum efeito ou um efeito muito modesto”, disse.

De acordo com Agostini, o mercado já precifica essa posição das agências de esperar o efeito das medidas de ajuste, “com preocupação em relação à gestão”. Para o economista, a manutenção do rating foi um crédito da S&P ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pelo bom histórico dele, e não ao governo. “O mercado ainda não precifica um downgrade”, acrescentou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Austin Rating tem avaliação da nota soberana do Brasil igual à da S&P: BBB-, com perspectiva estável, sendo que a nota foi divulgada em 31 de outubro do ano passado. Segundo Agostini, a próxima revisão deverá ser “lá para junho”, “após termos uma noção mais clara sobre onde a situação fiscal vai estar” por meio dos números divulgados.