Oportunidade

Volatilidade do mercado gera oportunidades para operações de day trade, diz analista

Wilson Neto, analista da Clear, explica por que momento traz boas oportunidades para ganhar dinheiro na bolsa de valores

bolsa ações mercados alta up sobe índices
Foto: reprodução
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Dólar operando acima de R$ 5,70 e Ibovespa em queda acumulada de 31,63% no ano. Para o analista Wilson Neto, da Clear Corretora, o cenário considerado desastroso por muitos investidores representa uma janela de oportunidades em operações de day trade. O analista acaba de lançar um minicurso gratuito sobre day trade, que você pode acessar por meio deste link.

“Vale a pena apostar no day trade durante a crise por ser a única maneira que você consegue operar vendido na bolsa e comprado em dólar, ou seja, a favor da crise. Isso significa que você pode vender esses ativos sem necessariamente tê-los na carteira”, afirma Neto.

Day trade é uma modalidade de negociação na bolsa de valores que tem como objetivo a obtenção de ganhos com as oscilações de preço de ativos financeiros ao longo do dia. Segundo Neto, para conseguir aproveitar essas variações, o operador (ou trader, na gíria do mercado) precisa entender a analisar os dados do mercado e ajustar seus parâmetros de acordo com cada cenário.

“É possível ganhar tanto na alta quanto na baixa. O operador só precisa saber como usar os dados para fazer operações de compra e de venda nos momentos certos e ter consciência dos riscos que está tomando. Ele precisa saber a hora de entrar e a hora de sair”, explica o analista.

Neto afirma também que outro aspecto que faz as operações de day trade serem bastante vantajosas durante esse período é a possibilidade de operar com contratos futuros, já que esses ativos precificam as movimentações do mercado antes mesmo de elas acontecerem.

“O day trade no mercado futuro sempre está na frente, o que te dá a possibilidade de alavancar suas operações na direção certa e ter um retorno maior”, diz Neto.

Os contratos futuros são acordos de compra e venda de ativos negociados no mercado com uma data de vencimento pré-determinada. Uma das operações mais usadas por Neto durante os pregões envolve a negociação de minicontratos de dólar no mercado futuro. Segundo o analista, a existência desses minicontratos permite também que traders com menor capital possam realizar operações em dólar.

“O dólar futuro é onde os bancos mais operam e agora existe a chance de pessoas físicas também operarem, podendo até começar com apenas R$ 25,00. É nesses momentos de grande volatilidade da moeda que grandes oportunidades surgem”, explica Neto, ponderando que, apesar do potencial de ganho, a modalidade também apresenta riscos.

Para aprender a operar day trade na prática com Wilson Neto, assista de graça à série Semana dos Vencedores. Nela, você aprenderá os princípios básicos do day trade e como pode gerar uma renda extra com operações no mercado futuro.