Dax30 fecha com modesta valorização na Alemanha

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

O índice Dax30 da Bolsa de Frankfurt abriu em alta, mas reduziu a valorização com a pressão vinda da abertura negativa em Nova York. Antes do fechamento, o Nasdaq Composite (-1,19%) e o Dow Jones (-0,59%) operavam em baixa, direcionando os mercados mundiais. O índice Dax30 fechou nesta segunda-feira apresentando ligeira alta de 0,35% cotado a 6.675 pontos. As ações das montadoras, das seguradoras e das instituições financeiras se destacaram na alta, enquanto tecnologia e a Deutsche Telekom pressionaram negativamente o Dax30.

Dentre as ações que fecharam o pregão de hoje valorizadas, estavam as montadoras BMW (+4,05%), que comanda a alta após ter a recomendação de compra em seus papéis elevada, a DaimlerChrysler (+2,53%) e a Volkswagen (+2,28%); as seguradoras Munich Re (+2,99%) e Allianz (+2,05%) e as instituições financeiras Dresdner Bank (+2,62%), Deutsche Bank (+1,66%), HVB (+1,32%) e Commerzbank (+0,31%); ainda se destacaram a química Basf (+3,07%), o conglomerado E.On (+2,29%) e a empresa do setor de saúde Fresenius (+2,20%).

Em contrapartida, o principal destaque de queda foram os papéis da Deutsche Telekom, que fecharam o pregão em forte desvalorização de 5,21%, após divulgar resultados preliminares para o trimestre. Outra forte influência negativa veio da França com o preço menor que o esperado para o IPO (abertura de capital) da unidade de telefonia móvel Orange, subsidiária da France Telecom. Além da Deutsche Telekom, as ações de empresas ligadas à tecnologia também ostentaram as maiores quedas no fechamento do pregão em Frankfurt, entre elas as fabricantes de semicondutores Epcos (-3,24%) e Infineon (-1,69%), a fabricante de eletro-eletrônicos Siemens (-0,83%) e a empresa de software empresarial SAP (-0,78%).

Compartilhe